Portal da Cidade Maricá

INCENTIVO

Estado lança campanha de incentivo ao consumo de flores

Rio é o segundo maior produtor do país, com uma produção anual de 560 milhões de flores

Publicado em 03/05/2020 às 03:38

No Rio são cultivadas mais de 2.500 espécies e 13.000 variedades de plantas, que geram cerca de 18.000 postos de trabalho (Foto: Divulgação/ Governo do Estado)

A Secretaria de Estado de Agricultura lança, no mês de maio, uma campanha para incentivar o consumo de flores. A floricultura é um ramo do agronegócio que vem crescendo a cada ano e o Rio é o segundo maior produtor do país, com uma produção anual de 560 milhões de flores.

Além de ser uma cadeia produtiva importante para o Estado, as flores conseguem melhorar a qualidade do ar e influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas, especialmente num momento como o que vivemos, com o afastamento social. 

O mês de Maio é popularmente conhecido como o mês das noivas de das mães, sendo o período de maior venda para os produtores de flores. Sendo assim, a iniciativa visa reduzir as perdas durante a quarentena, provocada pela pandemia de Covid-19.

A secretaria está realizando ações como o lançamento de um crédito emergencial, através do Agrofundo, de até R$ 10 mil para cada produtor, com uma carência de até dois anos para pagar; a disponibilização de seu site http://www.rj.gov.br/secretaria/agricultura , para que os produtores possam divulgar seus canais de acesso para comprar buquês e arranjos e os receber em casa; fazendo a ponte entre os produtores e a Fecomércio e a Associação de Supermercados do RJ (Asserj) para abrir novos locais de venda.   

 “Estamos trabalhando incansavelmente para ajudar a agricultura nesta crise. Os produtores de flores são os mais atingidos, pois o mercado de festas e eventos parou, as lojas, mercados populares e floriculturas estão com funcionamento restrito. É preciso seguir as orientações e evitar aglomerações e, justamente por isso, temos que mudar a forma de levar este produto aos consumidores. Elas trazem alegria, refletem sentimentos de carinho e podem ajudar muito a população a superar e enfrentar essa crise. Quero pedir que todos ajudem esse setor”, declarou Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura.

Além das ações mencionadas, a secretaria também lançou uma campanha na internet, com vídeos e imagens de apoio aos produtores de flores, lembrando da importância das flores como significado de afeto. 

“Reduzimos muito a venda das nossas flores. Eu tenho nove funcionários e estou bastante preocupado. Quero pedir que as pessoas voltem a comprar flores, elas trazem alegria e colorido neste momento difícil. E também estarão ajudando os pequenos produtores” afirmou Carlos Alberto Bernardes, produtor de Nova Friburgo. 

De acordo com os dados da secretaria, o Estado é o segundo polo na produção de flores de corte nacional, com cerca de 913 produtores de flores e plantas ornamentais. No Rio são cultivadas mais de 2.500 espécies e 13.000 variedades de plantas, que geram cerca de 18.000 postos de trabalho. Nesse período de pandemia, a estimativa é uma perda de R$ 100 milhões.

Ainda segundo as informações do governo, a produção de flores do Rio recebe apoio da Secretaria de Agricultura através do Programa Florescer, onde os produtores recebem instruções técnicas, novas tecnologias de produção, profissionalização e capacitação. Além disso, o Agrofundo, projeto de fomento da pasta, oferece aos produtores empréstimos a juros baixos, essenciais para a realização de investimentos.

Fonte:

Deixe seu comentário