Portal da Cidade Maricá

APICULTURA

Fazenda Ibiaci no bairro Espraiado faz sua primeira coleta de mel

Fazenda administrada pela Prefeitura tem produção que pode chegar a 57 litros de mel e terá parte dela distribuída em escolas da rede municipal de ensino

Publicado em 13/05/2020 às 08:39
Atualizado em

São aproximadamente 420 mil abelhas distribuídas em 7 caixas com uma média de 60 mil em cada. (Foto: Evelen Gouvêa / PMM)

Foi realizada a primeira coleta de mel da Fazenda Ibiaci, no Espraiado, nesta terça-feira (12/05), por apicultores da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, que retiraram os favos criados em três das sete caixas, onde há um total aproximado de 420 mil abelhas (média de 60 mil em cada uma). A produção que pode chegar a 57 litros de mel terá parte dela distribuída em escolas da rede municipal de ensino, após o fim do decreto de isolamento social devido à pandemia da Covid-19.

Os apicultores utilizam uma roupa especial de proteção contra um possível ataque das abelhas. O equipamento individual inclui luvas e botas. As colmeias estão instaladas numa área de encosta, distante cerca de 300 metros da sede da fazenda. Para chegar até os criadouros foi aberta uma clareira, facilitando o acesso da equipe.

De acordo com o apicultor Luiz Claudio Cole, que administra o apiário, outro item importante é o fumigador, que expele uma fumaça feita de ervas (como camomila e capim-limão, por exemplo) para espantar as abelhas. 

“Elas respeitam a fumaça porque, para elas, é sempre um sinal de fogo do qual elas precisam se proteger. Nós abrimos as caixas e retiramos os favos ou, se for necessário, toda a melgueira, que é a placa onde elas ficam. Depois disso, o mel vai para um laboratório para ser separado, pesado, em seguida a um decantador, onde fica descansando por 72 horas. Ao fim dessa parte é que o mel vai para as embalagens”, explica Cole. 

Segundo a subsecretária Julyana Von Matter, um dos projetos futuros para a Fazenda Ibiaci é a montagem de um laboratório para o beneficiamento do mel recolhido no apiário. Nesta primeira coleta, o processo será feito em uma unidade particular. 

" Depois de pronto, vamos poder produzir mel e própolis a partir do que produzirmos. Sobre esta coleta, é importante destacar que o mel é um produto que não se estraga e, por isso, poderemos entregar uma quantidade às escolas de nossa sede quando as aulas retornarem”, disse ela, lembrando que a retirada de mel ocorre a cada seis meses. 

A subsecretária também falou sobre o serviço chamado de ‘Disk Abelha’, onde o morador de Maricá poderá solicitar a presença da equipe de apicultura para retirar um enxame ou colmeias que esteja em sua casa. “A população entra em contato e enviamos ao local dois apicultores para fazer a retirada”, explicou a subsecretária. O telefone do ‘Disk Abelha’ é (21) 97462-4039.

Fonte:

Deixe seu comentário