Portal da Cidade Maricá

PRAÇA DE ARAÇATIBA

Praça agroecológica de Maricá atrai interesse de cidades vizinhas

Após inspirar e receber visita de representantes de cidade mineira, a vizinha Itaboraí também demonstrou admiração ao conhecer o projeto de perto

Publicado em 04/02/2021 às 03:09

O secretário de Agricultura, Pesca e Pecuária de Maricá, Julio Carolino recebeu o Secretário de Agricultura de Itaboraí, Abílio Ferreira. (Foto: Marcos Fabricio / PMM)

Depois de um integrante da Prefeitura de Pará de Minas (MG), nesta quarta-feira (03/02) foi a vez de um membro do governo da vizinha Itaboraí conhecer a praça agroecológica de Maricá, que fica em Araçatiba.

O secretário de Agricultura daquele município, Abílio Ferreira, visitou o local em companhia do secretário de Agricultura, Pesca e Pecuária de Maricá, Julio Carolino.

Antes disso, Abílio foi recebido na sede da secretaria, em Ubatiba, onde conheceu a nova usina de produtos desidratados, que deverá entrar em operação até março.

Os dois secretários falaram também sobre parcerias em alguns projetos, e Abílio Ferreira afirmou que leva para sua cidade as melhores impressões do que viu.

“Em nenhuma outra cidade do estado existe um local com esta usina de desidratados, e esta praça também é diferente de tudo que existe por aí. Queremos levar esse modelo para nosso município, que sempre teve uma forte produção rural e precisa recuperar esse status. Além disso, existe uma demanda junto à população de ter produtos mais próximos da área urbana, por isso o projeto da praça nos atende”, avaliou o secretário.

Julio Carolino sinalizou que uma das possíveis parcerias entre as cidades será um intercâmbio de produtos, e afirmou que esta foi a primeira de muitas visitas do colega a Maricá.

“Como já disse antes, eu fiz a mesma coisa que ele quatro anos atrás e fui conhecer projetos de outras cidades. Creio que será Itaboraí quem vai receber visitas em pouco tempo. Temos muitas informações para trocar ainda”, sugeriu ele, lembrando ainda que outras praças como a de Araçatiba serão criadas.

Na última semana de janeiro, o secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas, José Hermano Franco, passou três dias em Maricá conhecendo os projetos locais no setor.

Além da praça agroecológica de Araçatiba e da usina de desidratados, ele visitou também a Fazenda Ibiaci, no Vale da Figueira.

“As praças criam uma cultura onde o pertencimento é maior entre os cidadãos. Eles com certeza passam a cuidar e preservar uma coisa que, no fundo, pertence a todos”, afirmou o secretário mineiro na ocasião.

Fonte:

Deixe seu comentário