Portal da Cidade Maricá

Reparos

Prefeitura interdita Praça Agroecológica de Araçatiba até a quarta-feira (13)

Medida foi tomada para recuperar o espaço após incidente envolvendo um veículo na madrugada deste sábado (09)

Publicado em 10/10/2021 às 18:09

Área da praça onde aconteceu o incidente. (Foto: Michel Monteiro/PMM)

A Prefeitura de Maricá interditou a Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba, neste sábado (09/10).

A medida foi necessária para recuperar o espaço danificado após um carro subir a calcada e destruir o vidro de proteção, bicicletário e parte da iluminação.

O acidente aconteceu nesta madrugada e foi filmado por câmeras de segurança no bairro.

A Guarda Municipal acompanhou o caso e um registro de ocorrência foi aberto na Delegacia Policial de Maricá (82ª DP) para apurar as informações.

O espaço será recuperado pela autarquia Serviço de Obras de Maricá (Somar) e reaberto na próxima quarta-feira (13).

Neste sábado, equipes da Somar limparam as estruturas e os vidros danificados.

Uma equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca estará de plantão diariamente na Praça, das 8h às 20h, para evitar que pessoas acessem a área e sofram acidentes em possíveis resíduos.


Conservação do bem público


O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, responsável por gerir a Praça Agroecológica de Araçatiba, reforçou a importância das pessoas se conscientizarem sobre a conservação do bem público, construído para toda a população da cidade.

“O nosso cuidado ao patrimônio público é importantíssimo. Quem utiliza esses equipamentos são os moradores, que acabam sendo os grandes prejudicados, ficando sem acesso à Praça Agroecológica de Araçatiba por esse período de recuperação”, afirmou, garantindo que todas as medidas cabíveis foram adotadas.

“Vamos ingressar judicialmente para o município ser ressarcido pelo dano causado ao patrimônio. Entretanto, o dano ao cotidiano da população é irreparável, já que muitos criaram uma rotina de utilizar a praça e participar dos eventos. Nesse feriado prolongado, o local ficará inutilizado, o que é ainda mais prejudicial a essas pessoas”, completou.


Praça Agroecológica de Araçatiba


A Praça Emilton Santos possui cerca de 36 canteiros, sendo um voltado para portadores de deficiência, onde estão plantadas desde hortaliças até plantas medicinais, ornamentais e aromáticas, tudo com um sistema de irrigação por gotejamento.

No centro do local, que tem cerca de 2 mil metros quadrados, agricultores e técnicos agrícolas ficam à disposição para fornecer instruções a quem visitar e quiser levar mudas para casa.

No espaço ocorre também o “Sábado Agroecológico”, evento periódico que difunde a agroecologia por meio de palestras oferecidas pelos técnicos.

Os temas passam por cuidado das plantas, manejo sem a utilização de agrotóxicos e orientações de controle biológico. 

A Praça Agroecológica sedia também a Feira da Agricultura Familiar, que leva aos maricaenses alimentos frescos e livres de agrotóxicos, como ovos, verduras e mel.

Fonte:

Deixe seu comentário