Portal da Cidade Maricá

CAMPANHA

São Gonçalo adere à campanha de vacinação contra a febre aftosa

Em razão da pandemia de Covid-19, a Defesa Agropecuária permitirá que o pecuarista faça sua própria declaração de vacinação

Publicado em 06/05/2020 às 03:03

As equipes da Secretaria Estadual de Agricultura vão seguir as recomendações de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde (Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Gonçalo)

Conforme já noticiado aqui no Portal da Cidade, a campanha de vacinação contra a febre aftosa foi mantida no Estado do Rio de Janeiro e São Gonçalo está entre as cidades atendidas, foi o que divulgou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho. A primeira etapa segue até o dia 31 de maio e, devido à pandemia do novo coronavírus, os pecuaristas vão seguir novas orientações.

Nesta fase, serão imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades. As equipes da Secretaria Estadual de Agricultura vão seguir as recomendações de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde, em função da pandemia de Covid-19. O objetivo é de não colocar em risco a saúde dos produtores rurais ou de qualquer pessoa envolvida no processo. 

As atividades da defesa agropecuária são consideradas essenciais e, além da necessidade de manutenção dos compromissos com as zonas reconhecidas como livre de febre aftosa junto à Organização Mundial da Saúde Animal, há um grande interesse econômico na obtenção desse status. Os produtores e estabelecimentos agropecuários que comercializam as vacinas vão ser orientados quanto às normas para venda.

Segundo a secretaria, mesmo com a situação atípica, a fiscalização em relação às lojas que comercializam a vacina está sendo mantida, para que o produto seja vendido com qualidade aos pecuaristas. No caso dos produtores, como de costume, deverão adquirir a vacina utilizando caixas de isopor com gelo e adotar todas as medidas recomendadas para evitar a exposição ao risco de contágio.

No estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária, permitirá que o pecuarista faça o lançamento da sua própria declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária - SIAPEC3. 

Ainda serão disponibilizados e-mail e WhatsApp para envio da declaração e para tirar eventuais dúvidas sobre a campanha. O produtor poderá contar com o apoio dos sindicatos rurais, lojas agropecuárias e prefeituras no recebimento de declarações, que serão repassadas aos escritórios do serviço oficial, evitando, assim, a aglomeração nesses postos. 

Para comprovar a vacinação do seu rebanho, por e-mail ou via WhatsApp, o pecuarista deverá digitalizar ou fotografar o formulário de Declaração preenchido e da Nota fiscal, depois enviar a um dos contatos de e-mail ou para o WhastApp neste número: (021) 98605-1198.

Fonte:

Deixe seu comentário