Portal da Cidade Maricá

Agroecologia

Segunda edição do Sábado Agroecológico teve como tema as ‘sementes crioulas’

Evento que acontecerá todo o primeiro sábado do mês reuniu cerca de 120 pessoas

Publicado em 07/08/2021 às 21:05

Tema desta edição foram as ‘sementes crioulas’ (Foto: Caique Sosa/PMM)

A Praça Emilton Santos, também conhecida como Praça Agroecológica, em Araçatiba, recebeu a segunda edição do Sábado Agroecológico, projeto iniciado em julho que vai ser realizado no primeiro sábado de cada mês.

O tema desta vez foram as chamadas ‘sementes crioulas’, que não passam por nenhum processo industrial. Houve uma palestra sobre o produto e também distribuição de mudas de alface, cebolinha, coentro, pimenta tipo ‘biquinho’, rúcula e salsa.

O evento promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, recebeu cerca de 120 pessoas, é uma parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).

A próxima edição está prevista para o dia 4 de setembro.

A palestrante foi a professora catarinense Maritania Andretta Prisso, que atua junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), explicou aos participantes como as sementes crioulas se diferenciam das demais.

“Uma das grandes diferenças é a quantidade de nutrientes que elas contêm, bem maior do que as sementes normais. É interessante levar à população as formas de produção e também os alimentos que realmente precisamos. O debate é importante e, para mim, é uma satisfação estar aqui hoje”, afirmou ela, que também é artista plástica.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Julio Carolino, as sementes crioulas têm ainda outra grande vantagem.

“Na verdade, são várias, mas a principal delas é uma resistência maior a pragas por causa de várias características genéticas que elas têm”, revelou ele, que ressaltou o sucesso do evento em sua segunda edição.

“Tivemos até de suspender as inscrições pela grande procura, e isso mostra que realmente o Sábado Agroecológico veio para ficar. Nas próximas edições, queremos já implantar o sistema de baldinhos com matéria orgânica para reciclagem, que a população poderá trocar por produtos cultivados na fazenda pública Joaquín Piñero. Também queremos levar esse projeto a outros bairros da cidade”, projetou o secretário, antecipando que uma nova praça agroecológica será construída em Itaipuaçu, num local ainda a ser definido.

Quem foi assistir à palestra e conhecer as sementes crioulas garante que aprendeu bastante com o que ouviu e, com isso, deverá mudar os hábitos alimentares da família.

“Quero ensinar meus netos a se alimentarem melhor e, depois daqui, vou orientá-los para coisas mais saudáveis. Acho muito importante ter isso na cidade, aprendemos muito”, afirmou Maria José Ferreira, de 60 anos, moradora do Bairro da Amizade.

O jardineiro Ronaldo de Freitas contou que cultiva hortaliças em casa e também foi aprender mais com a palestra.

“É uma coisa nova para mim, um aprendizado novo. Vou aplicar nas plantações da minha casa”, garantiu o morador do Boqueirão, de 35 anos.

Fonte:

Deixe seu comentário