Portal da Cidade Maricá

São José do Imbassaí

Adeia indígena Mata Verde Bonita recebe ação de saúde animal

Iniciativa teve por objetivo controlar doenças e coibir o abandono de animais

Publicado em 26/10/2021 às 16:52

Animais foram testados para detecção de Leishmaniose e avaliados para castração. (Foto: Marcos Fabricio / PMM)

A Prefeitura de Maricá promoveu, nesta segunda-feira (25/10), uma ação de cuidados aos cães e gatos na aldeia indígena Tekoa Ka' Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita), em São José do Imbassaí.

A atividade envolveu a avaliação clínica para a castração, exame de testagem para a leishmaniose (doença infecciosa causada por um parasita), além do fortalecimento do patrulhamento na região para evitar o abandono de animais. 

No local, mais de 20 animais foram atendidos, muitos deles abandonados na Restinga de Maricá e acolhidos pela aldeia.

O projeto é uma parceria entre a Coordenadoria Especial de Proteção Animal (CEPA), Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, guardas municipais e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

Fabiano Novaes, coordenador de Proteção Animal, afirmou que o município, em ação conjunta com as forças de segurança, está empenhado em coibir os crimes de abandono e maus-tratos contra os animais.

“Essa ação é muito importante para direcionar políticas futuras. A coordenadoria fez uma triagem dos animais para auxiliar no controle reprodutivo e verificar como podemos melhorar a saúde deles", disse.

O gerente de vigilância em Saúde Ambiental de Maricá, Ronald Marques, explicou quais serão as próximas etapas.

“Fizemos uma busca ativa de casos suspeitos de leishmaniose, realizando uma avaliação visual e testes rápidos em animais com possíveis sintomas. Retornaremos à aldeia para fazer uma contraprova dos casos positivos e o acompanhamento dos cães e gatos da região”, declarou.


Denúncias ao abandono de animais


Esta prática de abandono de pets é recorrente na região da Restinga.

Os animais desprotegidos e com fome se deslocam à aldeia Mata Verde Bonita, causando transtornos aos índios, que muitas vezes não têm condições de alimentarem ou abrigarem.

Abandonar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 14.064/20, podendo gerar prisão por até cinco anos aos infratores.

Casos desse tipo podem ser denunciados por meio do “Disque Denúncia”, no telefone 181, que realiza atendimentos diários 24 horas. Também é possível relatar atos urgentes à Polícia Militar, por meio de ligações no 190.

Em Maricá, a Coordenadoria de Proteção Animal disponibiliza dois canais para esse tipo de denúncia: por mensagens no WhatsApp (21) 99546-0334 ou atendimento presencial na sede da coordenadoria (Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Parque Eldorado).

O sigilo da fonte é garantido.

Fonte:

Deixe seu comentário