Portal da Cidade Maricá

COMBATE A COVID-19

Barreiras Sanitárias coibem desrespeito aos protocolos de segurança em Maricá

Medida de combate ao novo coronavírus apresentou números que comprovaram a eficiência na volta das barreiras sanitárias em pontos estratégicos do Município

Publicado em 03/08/2020 às 21:45

Ações reduziram bastante o número de veículos na orla. (Foto: Vinicius Manhães / PMM)

O retorno das barreiras sanitárias instaladas em pontos estratégicos de Maricá no último final de semana (01 e 02/08) apresentou um saldo positivo.

A medida é mais uma ação da Prefeitura para reduzir o risco de um avanço da pandemia de Covid-19 no município como eventual resultado de medidas de retomada gradual das atividades e como reação ao desrespeito aos protocolos de segurança que vem mantendo a situação da doença sob controle na cidade.

Segundo levantamento da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (SEOP) houve uma redução de 5.575 veículos na orla, ou seja, cerca de 20% a menos se comparada com a semana anterior (25 e 26/07). 

Instaladas na Estrada dos Cajueiros, Rodovia RJ-106 (no Cala Boca), Recanto de Itaipuaçu, Zacarias (Barra de Maricá), Ubatiba, Bambuí, Ponta Negra e na RJ- 114 (Maricá-Itaboraí), as abordagens chegaram próximo a 18 mil veículos e, destes, 703 retornaram em razão da operação.

Em áreas onde nas semanas anteriores ocorreram aglomerações e atos de desafio aos controles de segurança, a situação foi melhor neste fim de semana. 

Para Fabiano Horta, prefeito de Maricá, não há dúvidas de que as barreiras sanitárias são ferramentas importantes que ajudam no controle da pandemia.

“Fizemos um grande esforço para garantir que as pessoas possam retornar as atividades essenciais com segurança. Agora precisamos que todos cooperem. Essa responsabilidade é de todos nós”, disse. 

“Por mais que a Prefeitura esteja flexibilizando questões do isolamento, as pessoas precisam ter consciência de que ainda não acabou”, frisou o secretário da pasta, Júlio Veras.

“Continuaremos orientando, distribuindo mascaras e fiscalizando todas as ações dos munícipes, comerciantes, filas de bancos, visitantes e utilização do litoral. E, seguiremos com as barreiras sanitárias aos fins de semana com sol porque, com isso, percebemos uma diminuição objetiva do número de pessoas, sobretudo gente de outros municípios, frequentando o nossas praias”, garantiu o secretário. 

Nos dois dias de barreira sanitária o fluxo de veículos que deram entrada em Maricá chegou a 36.857, já o número de saída ficou em 35.272, o que significou uma redução de 15% (6.231) de veículos se comparado com o mesmo período da semana anterior. 

Obtidos por intermédio do sistema de câmeras inteligentes do município, do qual é possível monitorar o fluxo de veículos na cidade, a SEOP destacou que os números do primeiro fim de semana de agosto foram muitos expressivos e que o objetivo das barreiras sanitárias foi totalmente alcançado.

Fonte:

Deixe seu comentário