Portal da Cidade Maricá

Expo Maricá

Expo Maricá começa nesta quinta-feira (10) no Esporte Clube Maricá

Feira empresarial terá 130 estandes, auditório para palestras e debates, shows e gastronomia até o próximo sábado (12)

Publicado em 10/11/2022 às 09:10
Atualizado em

Com programação voltada à tecnologia e ao empreendedorismo, a edição 2022 da tradicional feira empresarial Expo Maricá começa nesta quinta-feira (10/11) e vai até o próximo sábado (12/11), das 13h às 23h, no Esporte Clube Maricá, no Centro.

O evento é promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e tem expectativa de atrair cerca de oito mil visitantes nos três dias.

Em uma área ampla de três mil metros quadrados do clube, o espaço é todo coberto e foi dividido em pavilhões com o total de 130 estandes adaptados para as ações desenvolvidas pelas empresas participantes e pelos parceiros, que somam 63 áreas de expositores.

O local conta ainda com um auditório, onde vão acontecer os painéis, fóruns e debates, e um palco multiuso para shows e apresentações culturais.

A edição deste ano tem ainda uma novidade: o estande “Experiências Gastronômicas”, na Praça de Alimentação, onde expositores do setor de gastronomia poderão apresentar seus pratos e oferecer degustações aos visitantes.

Para o prefeito Fabiano Horta, a feira incentiva a troca de experiências entre futuros empreendedores e empresários já estabelecidos na cidade.

“A Expo Maricá é mais uma possibilidade para empresários, empreendedores e investidores, de Maricá e de fora da cidade, conhecerem novos negócios e compartilhar informações. Este ano teremos também um estande com expositores de gastronomia, setor que tem crescido muito em Maricá, além das palestras e debates em três dias de muito conteúdo e aprendizado”, destacou Horta.

 
Projetos da Codemar em destaque


O presidente da Codemar, Olavo Noleto, pontua que a Companhia vai estar presente nos três dias, com um time qualificado participando dos painéis sobre os projetos da empresa.

“Entre as nossas propostas que serão apresentadas no evento estão a Escola de Startup de Maricá, Maricá Telecom, Maricá Edutech e Biotec Maricá. Será ótimo ter esse contato com o público”, disse Noleto.

O superintendente de tecnologia e inovação da Codemar, Danilo Pitarello, participará do painel sobre a Escola de Startup de Maricá e afirma que o tema é relevante, central e estratégico para que a cidade invista em projetos de tecnologia e inovação e que tenha eventos como a Expo Maricá para mostrar essas propostas para a população.

“Participar dessas feiras e eventos são importantes para a cidade. É a oportunidade de mostrar à população e ao empresariado local o que a companhia está fazendo e onde está investindo. Assim, quem está na feira pode conhecer a Codemar, enxergar nesses projetos a oportunidade de desenvolvimento empresarial ou organizacional e conseguir informações mais detalhadas sobre eles, inclusive propondo parcerias de desenvolvimento e de atuação conjunta em outros projetos. É um ambiente de encontro, onde as pessoas buscam oportunidades”, finaliza Pitarello.

Serviço:

Data: 10, 11 e 12 de novembro
Horário: das 14h às 23h
Entrada gratuita
Local: Esporte Clube Maricá
Endereço: Rua Álvares de Castro, 172 – Eldorado, Maricá


Programação do auditório da Expo Maricá:

Quinta-feira (10/11):

14h – Escola de Startup de Maricá
Danilo Pitarello – Superintendente de Tecnologia e Inovação da Codemar

O projeto da escola de Startup
Prof. Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez – Professor da UFF

Políticas de Desenvolvimento Econômico Local
Magnum Assumpção Amado, Subsecretário de Desenvolvimento Econômico

Programa de Qualificação Profissional em Empreendedorismo Digital
Ana Virgínia Medeiros, Consultora em transformação digital

15h – Maricá Cidade Solidária, onde uma nova economia acontece
Tatiana Toste, da Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar

16h – A construção de um ecossistema de alimentos saudáveis em Maricá
Palestrantes: Celso Pansera – Presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Moshe Gutman – Agrônomo e consultor e Calmon Cozer – Presidente da Tomates do Brasil

17h – Maricá Telecom: inclusão digital no ensino
Leandro Alberto da Silva, PMO da Maricá Telecom

18h – Maricá Edutech – Panorama da empregabilidade e carreiras em Tecnologia da Informação
Pedro Paulo Oliveira – AdaptIdeas

19h – Apresentação Biotec

 

Sexta-feira (11/11):

14h – Dicas de acesso ao crédito – Sebrae

14h25 – Apresentações das Instituições Financeiras – Sebrae

15h – Rodada de crédito com Instituições Financeiras – Sebrae

16h – Mercado financeiro e o Cooperativismo de Crédito – Palestrante Paulo Roberto Brinati – Sicoob

17h – Perspectivas sobre a Educação Profissional no Brasil
Palestrante: Mendel Aleluia – Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF)

18h – Atuação do ICTIM na área de Biotecnologia aplicada à Saúde
Palestrante: Amílcar Tanuri – Virologista, chefe do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consultor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e Carlos Senna – Chefe de Gabinete do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM)

19h – Sanemar e Avanços na infraestrutura de Maricá – Equipe Sanemar

 

Sábado (12/11):

15h – Economia da Funcionalidade e da Cooperação
Palestrante: Marcio Campos – Diretor de Tecnologia do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Amanda Xavier – Professora da UFRJ e Francisco Duarte – Professor da UFRJ

16h – Água, fonte da Vida – Você sabe o que é um Comitê de Bacia Hidrográfica, como se faz a preservação de nossas águas e quais os atores que colaboram pra isto?
Palestrantes: membros do Subcomitê Maricá – Guarapina.

Fonte:

Deixe seu comentário