Portal da Cidade Maricá

OBRAS DE DRENAGEM

Iniciam obras de macrodrenagem no Centro de Maricá

A instalação de uma grande rede de desague com extensão de 350 metros deve durar por aproximadamente quatro meses

Publicado em 13/07/2020 às 21:25

A intervenção será executada em três etapas. (Foto: Clarildo Menezes/PMM)

Uma grande ação de drenagem começou na noite desta segunda-feira (13/07) no Centro de Maricá.

Homens e máquinas da Prefeitura iniciaram a instalação de uma rede cujo desague será feito no rio Mumbuca e vai passar pela Rua Abreu Sodré que, ao final, será ligada a outra rede já existente próximo ao terminal rodoviário do Centro.

As peças pré-moldadas a serem instaladas têm 3 metros de largura por 2,5 metros de altura e vão compor uma galeria com extensão de 350 metros. A previsão de duração total da obra é de quatro meses. 

As primeiras peças que formam a galeria começaram a chegar no início da tarde nas margens do rio Mumbuca.

De acordo com a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), a obra deverá reduzir os alagamentos causados pelas chuvas no Centro e no Parque Eldorado, já que a água proveniente do Flamengo e do próprio Centro será canalizada diretamente para o rio. 

“Após a colocação desta galeria, a água que antes ia para o canal que corta o Parque Eldorado passa a desaguar no Mumbuca. Isso vai aliviar o leito daquele canal e fazer com que ele receba apenas o fluxo do bairro e, com isso, evitando alagamentos”, afirmou Jorge Heleno Silva, engenheiro responsável pela intervenção. 

Na primeira etapa, a estrutura vai ser instalada partindo da área de estacionamento de fretes até a altura da Rua dos Quintanilhas, das 21h às 6h, que será parcialmente interditada até o trecho inicial da Rua Joaquim Eugênio dos Santos, no acesso ao Parque Eldorado, sendo liberada pela manhã.

Durante o fechamento, quem utiliza a ponte da Mumbuca em direção ao Centro poderá acessar a Rua Abreu Rangel, seguindo então para o Parque Eldorado pela Rua Athaíde Parreiras e, assim, acessar também a Rua Barão de Inoã. 

A segunda etapa das obras vai da Rua dos Quintanilhas até a Rua Deocleciano Damaceno Franca, e a terceira dali até as proximidades do terminal rodoviário.

Para essas duas fases, o horário de execução e o esquema de trânsito ainda serão definidos.

Fonte:

Deixe seu comentário