Portal da Cidade Maricá

Caso João Pedro

Adolescente João Pedro é homenageado com Sala de Leitura em Itaoca

Sala com nome do adolescente é a terceira aberta no Município, numa parceria entre a Prefeitura e a ONG AfroTribo.

Publicado em 30/09/2020 às 08:32
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O adolescente João Pedro, morto em maio, após uma ação policial em São Gonçalo, foi homenageado nesta quarta-feira (30), com a abertura de uma Sala de Leitura na Escola Municipal Salgado Filho, em Itaoca, no complexo do Salgueiro.

É a terceira Sala de Leitura aberta no Município, numa parceria entre a Prefeitura e a ONG AfroTribo, sendo as outras a Sala de Leitura  Conceição Evaristo, no Boaçu, e a Sala de Leitura Ruth de Souza, em Venda da Cruz.

"Essa homenagem é muito emocionante para nós familiares. Os sonhos dele foram roubados. O João gostava muito de estudar e nada melhor do que manter a memória dele viva, através de um espaço de conhecimento nesta escola onde iniciou os estudos e onde eu trabalhei",  falou a mãe do adolescente, Rafaela Coutinho, 37 anos. 

A unidade, onde o adolescente estudou e que atualmente abriga 241 alunos, também contará com diversas atividades, como canto, teatro, libras e cursos preparatórios.

"Minha expectativa é quebrar paradigmas e ver essas crianças terem um ensino de qualidade, um pré-vestibular para os que sonham com uma carreira. Quero que as pessoas aproveitem ao máximo tudo que a gente tem para oferecer", disse a presidente da ONG, Paula Dias, que atua em 92 comunidades  carentes de São Gonçalo. 

Diversas pessoas acompanharam o evento através do aplicativo de vídeo Zoom, entre elas João Luis Silva, mobilizador social da ONG Rio de Paz, e Wanderson Geremias, superintendente da Juventurde da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. 

Paulo Henrique Ganso, jogador do Fluminense, enviou uma camisa autografada do time do coração do adolescente aos familiares, além de uma mensagem por vídeo.  

Por conta da pandemia e de todos os protocolos de segurança, inicialmente a sala vai funcionar em horário reduzido, de 9h às 14h.

Fonte:

Deixe seu comentário