Portal da Cidade Maricá

Cultura

Exposição interativa “Olho D’Água” tem novas apresentações no Rio de Janeiro

O projeto itinerante percorrerá as cidades de São João de Meriti, Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí

Publicado em 29/10/2022 às 11:20

Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” (Foto: Divulgação)

Utilizar a tecnologia, que proporciona experiências sensoriais por meio de realidade virtual, para conscientizar e entreter o público.

Essa é a proposta da exposição gratuita “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que segue em temporada no Rio de Janeiro no mês de novembro.


Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a exposição tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora.

Tudo isso acontece em um Tech-Truck, o caminhão interativo com uma multi-plataforma digital, que conta ferramentas artísticas interativas, realidade virtual e cinema ao ar livre.

O Olho D´Água ficará quatro dias em cada cidade.

Nas quintas e sextas-feiras o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino.

Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral das 14h às 18h.

A primeira parada da exposição será no município de São João de Meriti, na Praça Matriz, de 3 a 6 de novembro.

Em seguida, o Tech-Truck segue para Rio Bonito, entre os dias 10 e 13 de novembro, ficando estacionado na Praça da Bandeira.

De 17 a 20 de novembro é a vez da cidade de Tanguá receber a exposição na praça Robson Siqueira Nunes.

Encerrando as apresentações no Rio de Janeiro, de 24 a 27 de novembro o projeto segue para a praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí.

"A primeira edição do projeto percorreu a Região dos Lagos em novembro do ano passado e foi sucesso de público, com mais de 15 mil pessoas visitando a exposição. No mês de setembro abrimos a temporada de 2022 nas cidades Belford Roxo, Queimados, Japeri e Nova Iguaçu. Agora seguimos levando a exposição para outros municípios com objetivo de proporcionar uma experiência tecnológica, interativa e despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora", conta Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.

A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio, concessionária de água e esgoto, e do Instituto AEGEA.

Apoio local das Prefeituras de São João de Meriti, Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí.


MOSTRA DE CINEMA


Aos finais de semana, a partir das 18:30h, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”.

A curadoria é feita pelo ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade.

Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.

“A novidade desta temporada é a curadoria feita pela ONG Ecofalante para a Mostra de Cinema ao ar livre. Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades", diz Leonardo Magnin, coordenador de produção do projeto.

Fonte:

Deixe seu comentário