Portal da Cidade Maricá

Feriado de Aparecida

Festa de N. Sra. Aparecida terá missas presenciais e online

Celebrações em homenagem à padroeira do Brasil serão adaptadas ao 'novo normal'

Publicado em 11/10/2020 às 03:29
Atualizado em

Em 2019, celebração levou cerca de 162 mil fiéis ao Santuário Nacional (Foto: Karine Bittencourt KaBitt/Pixabay)

Amanhã (12), comemora-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, que reúne milhões de católicos para homenagear a padroeira do Brasil.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as paróquias do Galo Branco e Patronato, em São Gonçalo, seguirão as medidas de seguranças durante as festividades.

No Galo Branco, a solução escolhida para evitar aglomeração e contágio entre os fiéis foi aderir a transmissão via internet. A missa das 9h30, que será presidida pelo Arcebispo de Niterói,  terá transmissão pelo Youtube e Facebook.

Além desse horário,  também acontecerá mais duas missas na parte da manhã, nos horários das 7h30 e 11h, onde será obrigatório o uso de máscara e álcool em gel.

A procissão foi substituída por uma carreata, marcada para às 15h30 e logo após, haverá a Santa Missa. A celebração se encerrará com o show do Ministério Louva Deus, que será transmitido pela internet.

No Patronato, as missas acontecerão às 7h, 8h30, 10h, 12h, 14h e 16h. Todos precisam estar usando máscaras e a recomendação é de que todos estejam a 1,5m de distância do outro. Em cada banco na Paróquia, apenas três ocupantes. Após a última missa, também haverá carreata comemorativa. 


Em São Paulo, Santuário Nacional recomenda participação a distância 

O Santuário Nacional de Aparecida vai restringir a presença dos fieis nas missas para evitar aglomerações. Foi orientado que o público assista as missas pela internet ou TV. 

Ainda assim, o santuário prometeu acolher os fiéis que chegarem lá, liberando a visitação à Basílica nos períodos em que ela não for utilizada para as transmissões, devendo respeitar os protocolos sanitários, como usar máscaras e higienizar as mãos com álcool em gel. 

O público está limitado a 6 mil simultaneamente, conforme estabelecido em decreto municipal. Segundo a assessoria do santuário, o controle de lotação será feito pelas guaritas das entradas. Caso o limite seja atingido, os fiéis deverão aguardar do lado de fora até que novas vagas sejam liberadas.

Em 2019,  antes da pandemia do novo coronavírus, o Santuário recebeu cerca de 162 mil romeiros. 

Os que desejam assistir a transmissão das missas no santuário de Aparecida via internet, podem acessar o site oficial da celebração clicando aqui

Programação:

  • 7h: Missa das Crianças na Basílica Velha
  • 9h: missa solene na Basílica de Aparecida
  • 12h: angelus e missa na Basílica Velha
  • 15h: consagração solene, na Basílica Velha
  • 18h: missa de encerramento, no Santuário Nacional

Fonte:

Deixe seu comentário