Portal da Cidade Maricá

Luto na Cultura

Morre Quino, cartunista argentino criador da Mafalda

Cartunista estava internado após sofrer um acidente vascular cerebral

Publicado em 30/09/2020 às 06:33
Atualizado em

(Foto: © Reuters/Enrique Marcarian/Direitos reservados.)

Morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, criador da personagem Mafalda. A notícia foi dada pelo seu editor Daniel Divinsky, em seu perfil no Twitter.  

“Quino Morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de Luto”, disse Divinsky.

Recentemente, o cartunista havia sido vítima de um acidente vascular cerebral e, mesmo com a ajuda médica conseguindo estabilizá-lo, seu estado de saúde era grave.

Nas redes sociais, diversos artistas, políticos, além da Unesco, a Anistia Internacional e a Real Academia Espanhola, se despediram do artista, com mensagens de carinho e com alguns de seus quadrinhos mais famosos.

“O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez”, disse o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa. “Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós”, completou.

Mafalda, a menina esperta e de olhar crítico, comemorou nesta segunda-feira (29), seu aniversário de 56 anos. Quino a criou em 1962, como personagem para uma campanha publicitária que acabou sendo rejeitada.

Só em 1964 que o autor resolveu retomar a personagem, publicando sua primeira tirinha em 29 de setembro do mesmo ano, até 1973, quando após quase duas mil tirinhas, ele decidiu encerrar as histórias de Mafalda.

Seus livros foram traduzidos para mais de 30 idiomas, se tornando a tirinha de língua espanhola mais traduzida no mundo.

Além de Mafalda, Quino publicou diversos livros ao longo da carreira, como “Sí, Cariño”, “Quinoterapia” e “Simplesmente Quino”.


Fonte:

Deixe seu comentário