Portal da Cidade Maricá

Bancos

Cadastro do Pix nos bancos começa hoje

Novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas gratuito para pessoas físicas

Publicado em 04/10/2020 às 23:07
Atualizado em

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes foram obrigadas a aderir ao novo sistema do Banco Central (Foto: Mercadoeconsumo)

A partir de segunda-feira (05/10) será possível se cadastrar para usar o Pix, novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, gratuito para pessoas físicas. O novo sistema do Banco Central (BC) promete mudar a relação dos brasileiros com as transações digitais ao permitir que transferências e pagamentos sejam concluídos em até dez segundos e realizados 24 horas por dia, em qualquer dia do ano, incluindo finais de semana e feriados. A pesar da sua agilidade caso haja suspeita de fraude o sistema levará cerca de 30 min para compensar os pagamentos ou transferências podem demorar até 30 minutos para serem verificados.

Os usuários poderão cadastrar de uma até cinco chaves associadas a uma conta bancária que vão permitir o uso do novo sistema de forma mais rápida e direta. Com a chave é possível localizar o destinatário do pagamento sem outros dados de identificação.

As transações podem ser feitas pelos aplicativos de bancos e de pagamentos para telefone celular ou pelo internet banking em computadores.Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes foram obrigadas a aderir ao novo sistema do BC. 

 Ainda que o sistema tenha sido desenvolvido pelo Banco Central, tanto o cadastro, quanto as transações, serão feitos por meio da instituição financeira na qual o cliente já tem relacionamento – ou vier a ter. Basicamente, o Pix vai ser uma funcionalidade a mais dentro dos canais do banco, uma nova opção no menu do app ou internet banking. 

O procedimento pode variar entre as instituições pode ser variado, mas de acordo com as informações passadas pelos cinco maiores bancos do país ao InfoMoney durante a fase de pré-cadastro. Já no cadastro o cliente confirma à instituição que quer fazer parte do Pix e define a sua chave Pix – que pode ser um e-mail, CPF, telefone ou chave aleatória – que vai passar a identificar sua conta no sistema.

Apesar de hoje ser inciada o cadastramento do Pix, o novo sistema só começará a funcionar de forma restrita no dia 3 de novembro e entra em pleno funcionamento no dia 16 de novembro, segundo o Banco Central.

Apesar do novo sistema substituir em parte as transferências por DOC e TED, a Federação Brasileira de Bancos não prevê queda nas receitas das instituições financeiras. A avaliação dos bancos é que grande parte (60%) das contas de pessoas físicas já têm isenções tarifárias. Além disso, há um gasto significativo em logística para garantir a distribuição de dinheiro nas agências e caixas eletrônicos, que podem ser reduzidos caso haja uma boa adesão à nova plataforma.

A estimativa da entidade é que os bancos gastem R$ 10 bilhões por ano apenas com a logística de locomoção do dinheiro, que tem que ser levado de avião para algumas localidades. Esse montante não leva em consideração os valores pagos com medidas de segurança

Fonte:

Deixe seu comentário