Portal da Cidade Maricá

Óleo e gás

Itaboraí é destaque em Encontro de Desenvolvimento Regional do governo estadual

Foi a primeira edição do evento, que terá 13 encontros em diversos municípios do estado

Publicado em 08/11/2021 às 16:44

Vice-prefeito de Itaboraí, Lourival Casula. (Foto: SECOM / PMI)

Para viabilizar a retomada econômica no setor de óleo e gás, a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), esteve presente nesta segunda-feira (08/11) no encontro com autoridades do estado do Rio de Janeiro, objetivando o crescimento do Leste Fluminense.

Essa foi a primeira edição do Encontro Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é promover um debate sobre vocações, oportunidades, investimentos, problemas e desafios.

Além de elaborar agendas estratégicas para o desenvolvimento das regiões de todo estado e geração de emprego do Polo GasLub (antigo Comperj).

Durante o encontro, foi assinada carta de compromisso em que as autoridades presentes se comprometeram a construir uma plano de ação em seus respectivos órgãos e formular a agenda estratégica de debate da reunião.

E ainda colaborar com a implantação de programas e ações voltadas para o impulso do crescimento e promover o desenvolvimento regional.

Os municípios tiveram acesso às informações e serviços do Governo do Estado, tais como Agência Estadual de Fomento (Agerio), Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), Sebrae, Fecomércio e Senac.

Assim, fomentando a cadeia produtiva, com participação institucional de grandes empresas como Petrobras, Gerdau, Associações de Classe, Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), Convention Bureau e outras empresas de relevância da região.

Itaboraí foi representada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula, que também representou o prefeito Marcelo Delaroli, e mostrou aos empresários as vantagens de investir no município.

"Eu gostaria de agradecer o apoio do nosso governador, pela parceria e pelo futuro na nossa cidade. Itaboraí está realmente se transformando. Nada aconteceu no passado no Comperj. Pessoas investiram em grandes empresas e ficou tudo vazio. Vamos fazer de tudo para voltar a sonhar com o povo de Itaboraí. Vamos fazer com o pé no chão, oferecendo emprego e dignidade para o povo através do GasLub. A importância não é só para Itaboraí, mas para toda a região. Vamos agilizar todas as licenças para ajudar no desenvolvimento do estado. E transformar essa cidade junto com o governo do Estado, Federal e Petrobras", comentou Casula.

A ideia do encontro é mapear quais iniciativas conjuntas podem ser realizadas para potencializar o GasLub, como, por exemplo, preparar desde a mão de obra para atender às demandas do empreendimento.

Representando o governador Cláudio Castro, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, afirmou que a região Leste Fluminense precisa investir em qualificação profissional para cidadãos dos municípios para as oportunidades que serão geradas.

"O Governo do Estado tem um verdadeiro raio-x do potencial de cada município do nosso estado. Por que decidimos começar por Itaboraí? Porque esse é o momento do renascimento do antigo Comperj e agora Polo GasLub. Estamos com um projeto real e a partir do meio do ano que vem vamos gerar mais de 10 mil empregos e R$1 bilhão de investimentos para Itaboraí e região. Vamos transformar a região Leste Fluminense e o GasLub vai gerar um novo tempo para a nossa região. Além de financiar os projetos para o condomínio industrial", disse Farah.

O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva, comentou sobre o protocolo de intenções da empresa para a cessão de áreas do Polo GasLub, antigo Comperj, em Itaboraí.

O acordo cria condições para implantação de um polo industrial para atrair empresas que poderão utilizar a infraestrutura e os insumos disponíveis no empreendimento.

"Já participamos da cessão do terreno que demonstra a parceria da Petrobras com o estado e o município de Itaboraí. Com isso, vai solucionar as dificuldades do projeto do Comperj. O Rio de Janeiro faz parte do DNA da nossa empresa. Com o Polo GasLub iremos atrair o setor produtivo em relação ao óleo e gás. Já estamos gerando mais de 5 mil empregos durante a retomada das obras e teremos novas oportunidades para o município. Iremos tratar o gás do pré-sal oriundo da Rota 3 e teremos novas chances para as empresas e indústrias na região. Vamos contribuir para o presente e futuro de Itaboraí, por meio de emprego e renda", comentou o general Joaquim Silva.

O evento aconteceu no Clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras. Participaram do evento o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, prefeitos da região Leste Fluminense, secretários municipais de Desenvolvimento Econômico das cidades envolvidas, entre outras autoridades.

Fonte:

Deixe seu comentário