Portal da Cidade Maricá

Economia

Maricá vai implementar Mumbuca Transporte

Iniciativa vai garantir à população viagens gratuitas nas vans municipais, por meio de cartões do sistema RioCard

Publicado em 20/11/2021 às 12:58

Prefeito Fabiano Horta anunciou a medida nas suas redes sociais. (Foto: Pedro Perez/PMM)

A Prefeitura de Maricá iniciou na sexta-feira (19/11) o processo de implantação do Mumbuca Transporte, programa que irá garantir a toda população viagens gratuitas nas vans municipais.

O benefício será de 60 passagens mensais, concedidas por meio de cartões do sistema RioCard, divididos em duas modalidades: social, voltado aos moradores da cidade em geral; e essencial, direcionado a estudantes da rede pública de ensino, idosos, pessoas com deficiência e doenças crônicas de natureza física ou mental que exijam tratamento continuado, cuja interrupção ponha em risco a vida do paciente. 

Vale destacar que o Mumbuca Transporte será cumulativo para o grupo essencial, fazendo com que as pessoas que se encaixem nessa modalidade recebam até 120 créditos mensais no cartão. 

O secretário de Transportes de Maricá, Douglas Carvalho, reforça o papel do Mumbuca Transporte na integração das vans ao deslocamento pela cidade, atendendo agora pessoas em vulnerabilidade social e sendo um suporte aos ônibus gratuitos. 

“A implementação do Mumbuca Transporte complementa o Sistema Municipal de Transporte Gratuito. Junto às linhas dos ônibus vermelhinhos, as vans são muito importantes, agindo como alimentadoras e atendendo localidades específicas. Toda a população de Maricá poderá usar as vans diariamente através do Mumbuca Transporte, beneficiando também os trabalhadores do transporte complementar com o aumento da demanda”, explicou o secretário.  


RioCard vai implementar sistema de bilhetagem eletrônica em 74 vans 


A RioCard será a responsável pela implementação do sistema de bilhetagem eletrônica e pelo repasse dos valores referentes aos passes a cada permissionário (pessoas que detém as licenças dos veículos), de forma individualizada.

Dessa forma, a população é beneficiada e o sistema de vans municipais também, com aumento da procura pelo transporte e a injeção de recursos no sistema. 

A RioCard já adquiriu os validadores dos cartões, que serão instalados em 74 vans nas próximas semanas.

O cronograma e documentos necessários para o cadastro serão disponibilizados em breve. 

O processo de cadastramento será feito em dois pontos: Terminal Rodoviário do Centro e Terminal Rodoviário de Itaipuaçu, ambos em setores específicos para o Mumbuca Transporte.

Além disso, um pré-cadastro com os atuais beneficiados pelo Cartão Mumbuca está previsto para as inscrições iniciais. 

Fonte:

Deixe seu comentário