Portal da Cidade Maricá

Economia solidária

Restaurante Popular Mauro Alemão completa um ano com 168 mil refeições servidas

Meta do governo maricaense é abrir mais uma unidade no próximo ano

Publicado em 29/08/2022 às 16:43

Restaurante Popular Mauro Alemão. (Foto: Vinicius Manhães / PMM)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária, celebrou nesta quinta-feira (25/08) o primeiro aniversário do Restaurante Mauro Alemão, que fica no quilômetro 14 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em Inoã.

Em um ano de funcionamento, foram servidas aproximadamente 168 mil refeições, entre almoço e café da manhã, uma média de 14 mil ao mês e 700 por dia.

Segundo o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça, para o próximo ano, a meta do governo é construir mais uma unidade em um bairro a ser definido.

“Ainda não foi batido o martelo, mas há um esforço da parte do prefeito Fabiano Horta e de sua Chefia de Gabinete em ampliar esse benefício a outros cidadãos maricaenses, garantindo a soberania e a segurança alimentar para todo o município”, afirmou o secretário.

O Restaurante Mauro Alemão, nome em homenagem ao ex-subsecretário de Governo Mauro Ramos Almeida, falecido em dia 3 de julho de 2021, foi aberto ao público no dia 30 de agosto de 2021 com refeições ao custo de R$ 2 (almoço) e R$ 1 (café da manhã), valores que permanecem inalterados. 


Projeto da FAO e o Pacto de Milão


O restaurante é um dos 12 programas municipais apresentados por Maricá na candidatura da cidade para um projeto do Órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que dá destaque internacional a iniciativas que facilitam o acesso da população de baixa renda a refeições balanceadas e saudáveis.  

Em março, Maricá se tornou signatária do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício.

A iniciativa, lançada em 2014, é voltada para a promoção da alimentação saudável em ambientes urbanos.

As cidades se comprometem a debater e colocar em prática políticas alimentares seguras, inclusivas e sustentáveis, que respeitem o meio ambiente, a diversidade e reduzam o desperdício.

Fonte:

Deixe seu comentário