Portal da Cidade Maricá

PRÉ-ENCCEJA

Secretaria de Educação disponibiliza curso preparatório gratuito

Devido à pandemia de Covid-19, as aulas estão sendo transmitidas via internet

Publicado em 15/04/2020 às 22:22
Atualizado em

O curso preparatório é vinculado à Secretaria de Educação, sendo oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Maricá desde 2018 (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Maricá)

A edição mais recente do projeto Pré-Encceja começou nesta segunda-feira (13), com aproximadamente 1.400 inscritos. O curso intensivo preparatório é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Maricá e tem o objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O curso é vinculado à Secretaria de Educação e é disponibilizado à população de Maricá desde 2018, na edição deste ano (2020), por conta da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de distanciamento social, as primeiras aulas do curso foram ministradas pela internet, em transmissão ao vivo na página do Pré-Encceja no Facebook. 

“Estamos muito felizes com o sucesso dessa terceira edição do Pré-Encceja. A grande procura por parte da população é uma excelente medida da importância deste projeto. É lindo demais ver quanta gente está querendo voltar a estudar”, comemora o idealizador do curso, professor William Campos. 

“A professora Gabi Muniz com Redação e eu com História daremos as aulas de estreia que, na verdade, servirão como um grande teste, já que devido à quarentena decidimos iniciar com aulas online ao vivo. O importante é começar para não desanimar os estudantes e, quando tudo isso passar, abraçaremos todos nas aulas presenciais”, disse Willian Campos. 

“Estamos confiantes na participação dos alunos, pois sabemos que todos eles compreenderam os motivos de não termos as aulas presenciais neste momento da pandemia. Inclusive criamos grupos de bate-papo no qual as coordenadoras de cada polo (Inoã, Itaipuaçu e Centro) estarão à disposição para prestarem esclarecimentos”, explicou o professor Evaldo Bittencourt, outro coordenador do projeto. “Estamos unidos e trabalhando na construção de melhores condições para que seja garantida a aprendizagem enquanto durar o isolamento social”, completou. 

“Fiquei sabendo deste curso através de amigos que já fizeram e me interessei muito, pois vejo nesta oportunidade uma esperança para concluir meu ensino médio que, por eu sempre ter tido que trabalhar e ser pai solteiro, não consegui terminá-lo no período normal. Esse tipo de iniciativa da Prefeitura é muito importante já que assim como eu muitas pessoas tiveram que parar os estudos, não se lembram dos conteúdos e não possuem uma base escolar forte, mas tendo disciplina e muito esforço, conseguiremos ser aprovados”, afirmou o aluno Bryan Moraes, de 25 anos, morador de São José do Imbassaí. 

“Para mim, é algo muito novo, mas está me motivando a continuar e principalmente me permitindo conciliar com outras ocupações. Querendo ou não acabamos relaxando, mas como esse tipo de aula fica gravada na página, eu acabo conseguindo assistir outras vezes e aprendo mais”, avaliou Bryan. 

“Quem estuda tem em suas mãos o poder de transformar não só a própria vida, como também a das pessoas que a cercam”, disse a coordenadora adjunta, Carol Souza.

Fonte:

Deixe seu comentário