Portal da Cidade Maricá

Saneamento

Bairro da Amizade recebe Sanear Educação

Escola Municipal Marcus Vinicius Caetano Santana recebe manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário, além de palestra aos alunos

Publicado em 07/06/2022 às 17:46

Escola Municipal Marcus Vinicius Caetano Santana, no Bairro da Amizade. (Foto: Katito Carvalho/PMM)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), apresentou o Programa Socioambiental Sanear na Educação nesta terça-feira (07/06), na Escola Municipal Marcus Vinicius Caetano Santana, no Bairro da Amizade.

A iniciativa, lançada em março deste ano, tem por objetivo a manutenção e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário das unidades de ensino.

Além disso, é trabalhado junto aos estudantes da rede, através de atividades práticas e teóricas, temas relacionados à educação socioambiental.

Entre as atividades realizadas com os alunos do quinto ano da E.M. Marcus Vinicius Caetano Santana, a equipe da Sanemar apresentou uma palestra sobre saneamento básico e, na sequência, um divertido, interativo e educativo “jogo de tabuleiro”.

De acordo com o coordenador do Programa, Alexsander Carvalho, foi feita uma aula explicando também o que a Sanemar faz no município em termos de esgotamento sanitário.

“Utilizamos uma maquete para demonstrar como funciona o sistema de fossa filtro e sumidouro, já que todas as unidades de ensino de Maricá possuem esse sistema. Além disso, convidamos os alunos para participar de um jogo que, na verdade, é um exercício de fixação. O importante é que essas crianças levem para casa tudo o que aprenderam e dividam esse conhecimento com os seus pais, irmãos e vizinhos, ou seja, se tornem multiplicadores”, afirmou o coordenador.

Para a diretora geral da unidade de ensino, Líbia Vieites, a atividade só vem a agregar às demais ações já realizadas na escola ao longo do ano.

“É fundamental promover esse tipo de ação nas escolas, pois contribui com o conhecimento dos nossos alunos no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente, principalmente porque muitos deles moram próximos a rios e lagoas”, frisou a diretora.

A aluna Lavínia Figueiredo, de 10 anos, também aprovou a iniciativa e garantiu que vai passar toda a informação aprendida adiante.

“Achei muito legal toda a explicação. Na minha casa tem fossa, filtro e sumidouro, mas eu não sabia como funcionava. Agora eu sei e posso explicar para minha família e para todo mundo que ainda não sabe”, disse a aluna.

De acordo como o cronograma da Sanemar, as próximas unidades de ensino a receberem o programa Sanear Educação são as escolas municipais Romilda dos Santos, no bairro das Pedreiras, na quarta-feira (08/06); e Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, na quinta-feira (09/06).

Fonte:

Deixe seu comentário