Portal da Cidade Maricá

AJUDA

Faetec vai colaborar na realização de testes rápidos para o coronavírus

A ação é uma parceria entre a instituição e a Secretaria de Estado de Saúde

Publicado em 07/04/2020 às 06:11
Atualizado em

Postos do Detran são alguns dos pontos montados pelo governo do estado (Foto: Divulgação/ Governo do Estado)

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição veiculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai colaborar no combate à pandemia de Covid-19. Professores e alunos vão colaborar na coleta e leitura dos testes rápidos de pacientes suspeitos da doença. A ação será realizada por meio de uma pareceria com a Secretaria de Estado de Saúde e é voluntária. Com previsão de início em 13 de Abril, os profissionais irão atuar em sistema de drive-thru nos postos montados pelo governo do estado.

 “A solidariedade dos nossos professores e alunos têm sido muito importante para enfrentarmos o coronavírus. Precisamos de um exército de voluntários que possam ajudar aqueles que estão mais vulneráveis. Quanto mais pessoas empenhadas na coleta e leitura dos testes rápidos para a Covid-19, maiores as possibilidades das pessoas infectadas serem isoladas de forma rápida e efetiva. A identificação de casos assintomáticos será crucial também para frearmos a difusão do vírus. Por isso, quanto mais coletas e leituras de testes forem feitas, maiores serão as chances do nosso Estado frear a disseminação. Contamos com o apoio de todos que possam ajudar no momento” afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

Os formandos das áreas de Serviço Social, Biologia, Biomédica, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Tecnologia em Radiologia, Técnico em Enfermagem ou Técnico em Análises Clinica, podem se voluntariar para coleta de testes rápidos. Já para leitura dos testes, os voluntários podem ser de qualquer área.

Os interessados em participar da ação devem se inscrever através do e-mail: etedde.faetec@outlook.com, até às 16h do dia 8 de Abril. É necessário informar nome completo, contato telefônico e a formação. Lembrando que os candidatos precisam estar inscritos nos seus respectivos conselhos de classe.   


Fonte:

Deixe seu comentário