Portal da Cidade Maricá

Curso de libras

Maricá abre 200 vagas para curso gratuito de Libras

As inscrições poderão ser feitas pela internet até o dia 25 de outubro

Publicado em 13/10/2022 às 16:53

Os alunos recebem o certificado na conclusão do curso. (Foto: Katito Carvalho/PMM)

A Prefeitura de Maricá está com inscrições abertas, a partir desta quinta-feira (13/10), para 200 vagas no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico e intermediário, uma iniciativa da Secretaria de Políticas Inclusivas, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a ONG Contato.

Os interessados terão até o dia 25 de outubro para se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCbW8s0bX9X0jik6Lx478soZ_Aj1AnbyzFM3ORReK-UhVYWQ/viewform

A aula inaugural acontece no dia 12 de novembro no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), às 10h.

As aulas terão início no dia 14 de novembro e serão ministradas no modo de ensino a distância (EAD) até julho de 2023.

A capacitação terá carga horária total de 160 horas, encontros acontecendo uma vez por semana (duas horas por aula), e emissão de certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A seleção dará preferência a familiares de pessoas surdas e servidores públicos que lidam diretamente com as pessoas com deficiência.

Também é necessário ser morador de Maricá e trabalhar no município.

Após a inscrição, os contemplados receberão um e-mail com as orientações e, posteriormente, serão inseridos em um grupo de WhatsApp correspondente a sua turma.

A formação atende a lei 10.426/2002 e o decreto nº 5.626/2005, que estabelecem o reconhecimento e a difusão da Libras, oportunizando, de forma pública e gratuita, a capacitação da população de Maricá.

Essa política pública fomenta a inclusão social pelo aprendizado da língua e auxilia aqueles que desejam se especializar como intérprete de libras, uma profissão em ascensão.


Suporte aos alunos com dificuldades no acesso à tecnologia


Os matriculados no curso de Libras que tenham dificuldades de acesso à internet, ou que necessitem de equipamentos de tecnologia assistiva para o uso do computador, poderão utilizar gratuitamente a sala de informática do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), que estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede técnica da unidade, que fica na Rua Boaz Velasco, quadra 27, lote 01, Centro.

O espaço possui acessibilidade, monitores de atividade e intérpretes de libras para auxiliar os alunos interessados.

Fonte:

Deixe seu comentário