Portal da Cidade Maricá

Universitários

Maricá realiza entrega de dois mil novos cartões do Bilhete Único Universitário

Benefício é concedido a moradores de Maricá a alunos do ensino técnico e superior que estudam em outras cidades

Publicado em 06/06/2022 às 08:29

Entrega dos cartões foi no ginásio da Escola Joana Benedicta Rangel. (Foto: Marcos Fabricio/PMM)

A Prefeitura de Maricá realizou neste sábado (04/06), por meio da Secretaria de Assistência Social, a entrega de dois mil novos cartões do Bilhete Único Universitário.

Com dez anos de existência, o programa passa a contemplar seis mil alunos de cursos técnicos e de faculdades, incluindo estudantes do Passaporte Universitário.

O Bilhete Único Universitário é destinado a alunos que comprovem moradia em Maricá e o valor da carga mensal transferida para o cartão varia de acordo com a frequência escolar de cada um.

A entrega dos cartões foi realizada no Centro Educacional Municipal (CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro, mas quem não pode comparecer ao local só poderá retirar o cartão na sede da secretaria (Rua Domício da Gama 65, loja 01, Centro), após o dia 1º de julho.

De acordo com o secretário Jorge Castor, a medida é necessária para evitar que se formem grandes filas no local, onde são realizados atendimentos diários de pessoas que buscam outros serviços da pasta.

Artur Rabelo, de 20 anos, que mora em Itaipuaçu e cursa Psicologia em Niterói, disse que quase largou o curso por não ter como arcar com as despesas com o transporte.

“Comecei a estudar há dois anos, mas eram apenas aulas online. Agora que o ensino presencial foi retomado, cheguei a pensar em desistir, mas na mesma semana foram abertas as inscrições para o Bilhete Único. Agora estou tranquilo”, comemorou ele.

Leandro de Melo, de 46 anos, é morador de Araçatiba e começou este ano o curso de Farmácia em Niterói, após 20 anos longe dos estudos – teve de abandonar o curso de Direito por falta de condições para arcar com as mensalidades, após a morte do pai.

“Apareceu a oportunidade com o Passaporte Universitário e resolvi voltar a estudar. Estava gastando cerca de R$ 150 por mês com transporte para as aulas, um dinheiro que faz falta no orçamento doméstico. Com o Bilhete Único, estou livre dessa despesa e minha única preocupação é estudar e concluir o curso”, afirmou.  

Fonte:

Deixe seu comentário