Portal da Cidade Maricá

Educação

Niterói abre vaga para cursos gratuitos na área de tecnologia

Os cursos contarão com aulas online e alguns deles exigem idade mínima para participar

Publicado em 16/10/2020 às 00:09

O Programa Niterói Digital que tem a finalidade de permitir que a população tenha fácil acesso ao uso de tecnologias de informação e comunicação. (Foto: Portal da Cidade Maricá)

A Prefeitura de Niterói por meio do programa Niterói Digital, organizado pela subsecretaria municipal de Ciência e Tecnologia, abriu inscrições para vários cursos gratuitos na área de tecnologia, da informação e comunicação.

Destacando que as inscrições podem ser feitas até por quem não mora em Niterói e quer aproveitar a quarentena para se qualificar para o mercado de trabalho ou ampliar conhecimentos.

As aulas serão online, contudo alguns cursos exigem idade mínima para a realização, um deles é o curso de “Introdução ao Mundo dos Drones”, que só aceita matrícula de maiores de 18 anos. Mas há opções para todas as idades. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico do curso, por meio do link https://cienciaetecnologia.niteroi.rj.gor/programacao/cursos-ead

O Programa Niterói Digital idealizado pela subsecretária tem por objetivo permitir que a população tenha fácil acesso ao uso de tecnologias de informação e comunicação. O Programa contempla as áreas de Plataformas Urbanas Digitais e Núcleo de Produção Digital. 

Confira alguns cursos oferecidos:

Aprenda Android pelo WhatsApp: o Curso de Android visa introduzir o aluno ao ambiente Android, tão presente no cotidiano de grande parte da população. O curso conta com 6 videoaulas objetivas, tendo, cada uma, duração de até 10 minutos, para que seja de fácil acesso e de fácil consumo para os alunos.

Criando Aplicativos do Zero: MIT App Inventor 2 torna você um desenvolvedor de aplicativos sem precisar aprender a programar, uma ferramenta gratuita e online criada pelo Google e pelo MIT. Você aprenderá do ZERO (Não requer conhecimento prévio com programação) a utilizar a ferramenta para criar aplicativos para Android em 10 aulas. Ele é uma plataforma online simples que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo.

Edição Básica com App Over: nesse Workshop o aluno vai adquirir instruções práticas de edição realizadas no Aplicativo de Celular Over, uma ferramenta gratuita e de fácil acesso para desenvolver seus próprios designs, tais como flyers e até mesmo logotipos. Através da montagem de um folheto virtual (flyer) o aluno aprenderá a manusear ferramentas de operações básicas para adicionar foto, escolher fundo, selecionar formas, escrever títulos, apagar fundo e muito mais.

Empreendedorismo Digital: este é um curso voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio ou a progredir no mesmo. Para ser um empreendedor é preciso mais do que uma grande ideia, é necessário tino comercial e qualificações profissionais. Aproveite esse curso, estimule suas ideias e prepare-se para dar o próximo passo com mais autoconfiança. Faixa etária: maiores de 15 anos

Introdução a Edição com DaVinci Resolve: se você produzir vídeos para o seu canal do youtube, para aulas online ou mesmo uma apresentação para o trabalho, saiba que a edição é uma das partes mais importantes para um bom resultado final. É nesse processo que as cenas são selecionadas e organizadas para dar ritmo a narrativa.

No curso básico de edição de vídeo, promovido pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói, o aluno aprenderá editar seus vídeos utilizando o software Da Vinci Resolve de maneira descomplicada.

Introdução a Mapas Mentais: os mapas mentais são estruturas que parecem com nossos neurônios, onde eles simulam um mapa de nosso cérebro fazendo com que nos guie em pensamento para recordar informações que anteriormente já foram vistas, seja em audição ou visual.

Neste curso, o aluno irá aprender toda a teoria por trás dessa técnica maravilhosa que revolucionou a maneira como estudamos atualmente e a criar mapas mentais passo a passo desde o zero, ainda por cima aprenderá a usar uma ferramenta eletrônica chamada LibreOffice Draw para criar mapas mentais digitais em seu próprio computador!

Introdução ao Mundo dos Drones: o aluno aprenderá sobre aeronaves não- tripuladas. Apelidados como “Drones”, os veículos aéreos foram criados em meados da década de 1960 e 1980 com um foco estritamente militar. Contudo, com a evolução tecnológica, as aeronaves adotaram uma função mais popular. Ultimamente, os drones possuem uma grande multifuncionalidade quando se trata do seu uso. Entre suas utilidades estão: monitoramento e vigilância, foto e filmagem, uso militar e resgate, mídia e entretenimento, agricultura, dentre outros fins, fazendo total diferença na vida das pessoas. Faixa etária: maiores de 18 anos.

Noções de Instagram: Instagram se tornou uma das maiores redes sociais do mundo, desde sua criação em 2010. Trata-se de uma plataforma digital que permite com que as pessoas tirem, enviem, compartilhem e editem fotos de uma forma simples e fácil, através do seu perfil. Os filtros de fotos e vídeos foram uma das coisas que chamou atenção dos usuários do aplicativo, onde eles podem compartilhar isso instantaneamente.

Além disso, a rede social que acaba chamando a atenção especialmente por ser baseada completamente em imagens. Mesmo aquelas pessoas que compartilham textos ou links acabam fazendo isso junto com uma imagem, o que chama bastante a atenção.

A ferramenta logo se tornou uma oportunidade para desenvolver um marketing para empresas. O curso irá ajudar o aluno a entender na prática as ferramentas do Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário