Portal da Cidade Maricá

Itaboraí

Posse do Conselho Municipal de Educação de Itaboraí para biênio 2021/2023

Os novos membros foram empossados, na manhã desta quinta-feira (18/11)

Publicado em 18/11/2021 às 17:52

Posse do Conselho de Educação de Itaboraí. (Foto: SECOM/PMI)

Os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) de Itaboraí foram empossados, na manhã desta quinta-feira (18/11), para atuar no biênio 2021/2023.

Ao todo, o colegiado é constituído por 14 membros titulares e 14 suplentes.

A cerimônia de posse foi realizada no Salão Nobre da sede da Prefeitura de Itaboraí, no Centro.

Instituído pelo decreto nº. 107 de 25 de novembro de 1991, o Conselho Municipal de Educação de Itaboraí completa neste ano, 30 anos de atividade no município.

Trata-se de um órgão do Sistema Municipal de Ensino, organizado de acordo com o seu regimento interno, de maneira democrática, participativa e com caráter de entidade pública, assegurada sua autonomia em relação ao Poder Executivo.

O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, iniciou a cerimônia enfatizando a importância da participação do conselho na tomada de decisões do município.

Além disso, agradeceu a atuação dos conselheiros no último biênio e deu as boas-vindas aos novos membros do colegiado.

"O Conselho Municipal de Educação tem uma importância singular dentro da rede municipal, no sistema e na qualidade do ensino. É um órgão que pode e vem auxiliando a Secretaria Municipal de Educação ao longo desse tempo na tomada de decisões, deliberações e normativas. Objetivamos tornar as nossas unidades de ensino, unidades de referência", destacou o secretário, durante o discurso.

A composição do conselho conta com pessoas atuantes na área educacional e com relevantes serviços prestados à educação no município, com habilitação mínima de ensino superior.

Os conselheiros empossados atuarão em mandato de dois anos, permitida a recondução por mais um mandato.

A nova gestão do CME para o próximo biênio tem como presidente Fabiula da Silva Santos e como vice-presidente, Jane Marchon Cordeiro Celestino.

Estiveram presentes na cerimônia também a subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira; o coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Jorge Roberto França; a presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi), Joana Lage; e a última presidente do CME de Itaboraí (mandato de 2019/2021), Erika Ribeiro Félix.

Fonte:

Deixe seu comentário