Portal da Cidade Maricá

SÃO GONÇALO

Profissionais da Educação recebem orientações sobre merenda escolar

Objetivo é reforçar importância da alimentação saudável

Publicado em 19/04/2022 às 19:02

Em cumprimento às determinações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que os profissionais da Educação tomem conhecimento de todas as ações que envolvam a alimentação escolar, a Secretaria de Educação de São Gonçalo promoveu, nesta terça-feira (19), a Capacitação e Formação de Diretores e Responsáveis de Merenda das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino e Creches Conveniadas. Foram abordados os temas manuseio de gêneros, atenção no pedido de merenda, controle de estoque, preparação das refeições e cuidados higiênicos sanitários.

“Para podermos cobrar um serviço de qualidade, primeiro devemos procurar capacitar as pessoas que irão desenvolver o trabalho. Com esse objetivo, oferecemos a capacitação e treinamento dos manipuladores de alimentos e diretores, para oferecer uma alimentação saudável e de qualidade para nossos alunos, dentro das especificações do FNDE”, afirmou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

A capacitação também abordou a Resolução 06/2020 para dar amplo conhecimento das alterações nas regras quanto aos gêneros que passaram a ser restritos e proibidos, principalmente na educação infantil.

De acordo com o FNDE, a oferta de alimentos ultraprocessados e industrializados como biscoito, margarina, açúcar, mel e adoçante passaram a ser proibidos nas preparações culinárias para as crianças de até três anos.Outra alteração importante foi a proibição de alimentos em pó, como o achocolatado, para todas as idades.

“A importância desse encontro é conscientizar os responsáveis de merenda e diretores na prática, para seguir corretamente os cardápios porque eles são preparados de acordo com nutricionistas, com nutrientes necessários dentro do que o FNDE determina semanalmente. Além disso, também é importante salientar todos os critérios que envolvem a preparação dos alimentos, desde o recebimento do gênero até a refeição pronta, cada passo é muito importante para garantir uma alimentação saudável e adequada para os nossos alunos”, disse a subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos.

Fonte:

Deixe seu comentário