Portal da Cidade Maricá

Ondas grandes

Carioca Pedro Calado vence o Itacoatiara Big Wave 2021

Campeonato que durou três meses teve as maiores e melhores ondas grandes já surfadas em Itacoatiara

Publicado em 06/10/2021 às 19:36

A premiação aconteceu na manhã desta quarta-feira (06) na própria praia de Itacoatiara. (Foto: Tony Dandrea)

O carioca Pedro Calado sagrou-se campeão do Itacoatiara Big Wave 2021 descendo a onda que foi considerada a maior já surfada em Itacoatiara, de quase seis metros .

O atleta de Saquarema Lucas Chumbo, ficou em 2º lugar em uma disputa acirrada nas três janelas abertas durante o campeonato.

O niteroiense Gabriel Sampaio conquistou o terceiro lugar.

No inédito formato digital, a competição que foi realizada entre julho e setembro, os atletas surfaram grandes ondulações e as ondas eram registradas em vídeo e enviadas para serem julgadas por um comitê técnico especializado.

Ao todo, foram distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.

A premiação aconteceu na manhã desta quarta-feira (06) na própria praia de Itacoatiara .

O alteta de Niterói Gabriel Sampaio também foi destaque no campeonato terminando em 3º lugar.

A competição teve ainda como destaque a carioca Michelle des Bouillons que conseguiu .a maior onda já surfada por uma mulher em Itacoatioara.

Itacoatiara vem se consolidando como a referência no surf de ondas grandes e tow in no Brasil.

O tamanho e a potência de suas ondas são internacionalmente reconhecidos. 

Logo no swell de abertura, Pedro Calado surfou a maior onda da competição que fez a diferença na pontuação do atleta já que no julgamento do surf de ondas grandes a maior nota tem peso dois.

“Esse ano foi a maior onda ano passado foi a melhor. Me dou super bem em Itacoatiara e nos dois últimos anos a praia tem dado muita alegria. O somatório era de duas ondas mas logo na primeira já consegui uma maravilhosa, acho que foi a maior que eu já peguei no Brasil. Itacoatiara é um lugar muito especial, com ondas maravilhosas e pessoas sensacionais“ comemorou o campeão Pedro Calado.

“Esse critério incentiva os atletas a buscarem as maiores ondas. Competições como essas incentivam o esporte e incrementam o turismo na cidade. Vejo muito potencial em Niterói com competição desse tipo e como forma de estimular e incentivar também outros atletas. Tivemos esse ano ondas que nunca foram surfadas em Itacoatiara e se bobear no brasil e isso também graças ao crescimento e aperfeiçoamento desses atletas. Vamos seguir evoluindo”, explica o organizador Alexey Wanick.

O campeonato é apresentado pela Enel Distribuição Rio e Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói.

Apoio: Brodão Brasil Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.

"Muito importante mais uma vez apoiar esse evento na nossa cidade . Foi mais um ano com grande sucesso, trazendo os maiores nomes brasileiros do surf nessa modalidade para nossas águas. Isso só ressalta ainda mais que Itacoatiara com sua geografia favorável, e suas ondas diferenciadas, é um dos berços do surfe mundial. Esse tipo de competição é benéfico para o município, gera visibilidade, inclusive para o exterior, projetando Niterói. A cidade dos esportes. Quero parabenizar ainda os vencedores Pedro Calado, Lucas Chumbo, nosso niteroiense Gabriel Sampaio, e todos que estiveram no mar se desafiando", afirma Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói.

Os atletas fizeram as filmagens e enviaram para a organização do evento.

Após o encerramento da janela, o material foi julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes.

“ Itacoatiara é um lugar marcante na história do surf no estado. É um treino incrível para Nazaré e outras ondas gigantes . Foi incrível.“ vibrou Lucas Chumbo , segundo colocado.

Fonte:

Deixe seu comentário