Portal da Cidade Maricá

FUTSAL

Esporte Clube Maricá e Afase de São Gonçalo fazem amistoso visando o Carioca

Equipes mostraram que cada vez estão mais preparadas pra disputa do Campeonato Carioca de Futsal Adulto 2020

Publicado em 13/09/2020 às 08:02
Atualizado em

O jogo treino foi realizado neste sábado (11), na quadra da Afase. (Foto: Leandro Nunes)

As equipes do Esporte Clube Maricá e Afase de São Gonçalo, se encontraram na manhã deste sábado (11), no ginásio da equipe gonçalense e mostraram em quadra que vão dar trabalho às equipes tradicionais na disputa do Campeonato Carioca de Futsal 2020, categoria adulto.

Ambos clubes apostam na qualidade e experiência de suas comissões técnicas, formadas por ex-atletas e treinadores com muita quilometragem no Futsal.

O Esporte Clube Maricá é dirigido pelo experiente Professor Marcos Vinicius (Marquinhos), consagrado na modalidade, como atleta e treinador, com passagem internacional e vários títulos no currículo. 

Na agremiação Afase, quem comanda o plantel gonçalense, é um grande ex-atleta e craque da "bola pesada", Lúcio Tavares, multi campeão no Brasil e no exterior, e que faz a sua estréia como treinador na categoria principal, após anos treinando as categorias de base.

O Jogo

O treino foi bastante movimentado, onde os treinadores aproveitaram para colocar todos os atletas relacionados, de ambas as equipes, para então conhecerem as suas melhores formações, diante de uma situação típica de jogo.

Um detalhe observado, foi que tanto a equipe gonçalense, quanto a maricaense, compunham em seus elencos de muitos jogadores oriundos do futebol de campo e do Fut7, o que tornou o jogo interessante, dadas as jogadas individuais apresentadas durante o treino.

No primeiro tempo, prevaleceu a técnica pouco mais apurada dos atletas da equipe anfitriã Afase, com mais experiência e formação de base na modalidade.

O treinador Lúcio Tavares utilizou todos os jogadores e encontrou uma boa formação ainda na primeira etapa, com um time mais leve e técnico.

O  Esporte Clube Maricá apresentou uma boa equipe em formação, buscando evolução tática para um padrão de jogo mais focado na organização do Futsal.

Com substituições de quatro em quatro atletas de uma vez, alternou bons e maus momentos no primeiro tempo, e não conseguiu conter o melhor aproveitamento do adversário.

Na segunda etapa, aconteceu a organização tática implementada pelo técnico Marquinhos, que após as várias alterações, conseguiu editar o melhor quarteto, que bloqueou as ações da Afase e equilibrou a partida novamente.

No final, o resultado do empate foi justo e o jogo-treino foi bastante proveitoso para a preparação, pelo nível apresentado pelas equipes.

Os treinadores gostaram do que viram e falam sobre o jogo e os ajustes para a continuidade dos trabalhos visando a estreia na competição em outubro:

- Eu desde o início fiz alterações no sentido de encontrar o melhor quarteto. Meu primeiro quarteto começou bem a partida e quando coloquei o segundo quarteto em quadra, que não manteve o ritmo, perdemos o fixo que se machucou, e a equipe da Afase, com mais atletas com vivência de Futsal, aproveitou a situação e se impôs. Quando voltamos com o quarteto ideal, conseguimos neutralizar as jogadas da Afase, os atletas fizeram muito do que treinamos, enfim, foi muito válido, visto que o grupo precisa ganhar mais minutagem no Futsal, e esses treinos contra equipes fortes só fazem o nosso trabalho crescer. Iremos fazer mais amistosos até a nossa estreia na competição.", disse o técnico Marquinhos.

O técnico da Afase, Lúcio Tavares, também achou muito válido no sentido de conhecer mais o elenco após a chegada de mais jogadores na semana do amistoso:

"Relacionei todos os atletas e utilizei todos no jogo-treino. Alguns só treinaram uma vez com o grupo. Consegui uma boa formação conforme fui alterando e aos poucos vamos adaptando os atletas chegados do futebol de campo ao nosso padrão de jogo.

O Esporte Clube Maricá estreia no dia 11/10, contra o Club Municipal/NABTE.

Já a equipe da Afase iniciará a competição no mesmo dia, diante do Jequiá I.C.

Fonte:

Deixe seu comentário