Portal da Cidade Maricá

PARCERIA ESPORTIVA

Maricá recebe visita do Clube de Regatas Flamengo para implementar parceria

Departamento náutico do clube carioca enviou representantes ao município para conhecer as estruturas possíveis para viabilizar projeto de alto rendimento

Publicado em 23/07/2020 às 22:21

A comitiva fez visita técnica nas instalações do Projeto Navegar, na Lagoa do Boqueirão. (Foto: Clarildo Menezes/PMM)

Com sua condição privilegiada, Maricá continua despertando o interesse de clubes cariocas para implementar projetos de remo na cidade, visando descobrir novos talentos no esporte.

Nesta quinta-feira (23/07), a Secretaria de Esporte e Lazer recebeu a comitiva do departamento náutico do Clube de Regatas Flamengo para conhecer as estruturas possíveis de implementar o esporte de alto rendimento na cidade, a fim de participar de competições oficiais da modalidade.

A visita técnica teve início na Orla Zé Garoto, lagoa no Boqueirão, sede do Projeto Navegar. Lá, os mais de 100 alunos com idades a partir dos 9 anos – e recentemente adultos a partir dos 18 anos – têm aulas práticas de remo, vela e canoagem.

Após o Boqueirão, a equipe seguiu para a praia da Barra de Maricá e finalizou no Parque a Céu Aberto Cidade Maricá, no Parque Nanci, inaugurado no último dia 03/07. 

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Vagner, o interesse partiu do próprio clube carioca, que procurou a pasta para discutir sobre a prática esportiva do remo costal.

O esporte olímpico é praticado normalmente nas regiões costais e em mar aberto com condições de muitas marolas e ondas onde se utiliza barcos especiais.

Após algumas reuniões virtuais nas quais foram colocadas em pauta a balneabilidade das praias, o secretário convidou a equipe para visitar o município. 

“Estamos inserindo uma modalidade que poucas cidades têm condições de possibilitar essa prática e estamos descentralizando. Só o município do Rio de Janeiro proporciona esse esporte. Trazendo para Maricá, é um legado que vai deixar para os nossos jovens que vão ter a oportunidade de estarem remando com uma estrutura de um clube. Estamos de portas abertas para absorver essa nova proposta”, afirmou o secretário. 

Para o coordenador técnico do departamento náutico do Flamengo, Edson Sales, que mora no município, Maricá tem um sistema lagunar propício para desenvolver o esporte, tanto no remo de águas calmas, como no remo de praia. 

“Como era muito distante, tive que sair da minha cidade e ir morar no clube para crescer no esporte. Aqui tem todas as condições para o remo se desenvolver em alto rendimento. Para mim, como propósito de vida, quero que as pessoas de Maricá tenham orgulho de praticar a atividade aqui e que levem o escudo do município e não de outros clubes”, disse, destacando que a cidade tem um potencial de surgimento de grandes atletas. 

“Temos atletas de judô e de natação que nasceram em Maricá e representam outros lugares. Com a gestão diferenciada que a Prefeitura apresenta e com olhar de desenvolvimento esportivo e social, temos a possibilidade de viabilizar projetos que nos enchem de orgulho cada vez mais”, concluiu. 

Em março de 2018 a Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e o clube Botafogo de Futebol e Regatas assinaram uma carta de intenções para a implementação de uma parceria estratégica de cooperação técnica que previa várias ações e eventos.

Em agosto de 2019 o Projeto Navegar promoveu uma 1ª Regata Interna, na lagoa do Boqueirão como parte inicial do projeto.

A parceria estratégica, no entanto, não chegou a ser implementada.

Fonte:

Deixe seu comentário