Portal da Cidade Maricá

Tiro com Arco

Maricá sedia Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

Mais de 190 atletas participam da competição nacional. Melhores colocados vão disputar vaga na seleção brasileira da categoria

Publicado em 11/11/2021 às 11:08

Maricá é o "celeiro" dos atletas da modalidade. (Foto: Katito Carvalho/PMM)

Maricá está sediando até o próximo sábado, 13/11, o 47º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco e o 3º Campeonato Brasileiro de Barebow, estilo mais básico de arco.

O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Maricá, conta com a participação de 196 atletas de todo Brasil e acontece na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, em Itapeba.

O presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), João Luiz Araújo, disse que os campeonatos marcam a recuperação do esporte neste momento de controle da pandemia.

"Os campeonatos estão bem bonitos, e essa grandiosidade mostra retomada e nos anima muito. A expectativa está grande para ver os campeões, até porque Maricá é o celeiro dos atletas olímpicos, com 70% deles vivendo na cidade. E esse time só tende a crescer".

Os primeiros colocados terão o privilégio de ir à seletiva para a montagem da seleção brasileira de tiro com arco, com todos os custos bancados pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco, e conforme critérios pré-estabelecidos.


MARICÁ TEM ESTRELAS OLÍMPICAS NA ESPECIALIDADE


A atleta olímpica maricaense, Anne Marcele, que disputou recentemente as Olimpíadas em Tóquio, marcou presença no campeonato.

"Este é um dos meus campeonatos preferidos, está fluindo muito bem e é ótimo reencontrar os amigos no brasileiro. Esse campo é fantástico, e treinar em um dos melhores campos do país é um privilégio", afirmou.

O arqueiro maricaense Marcus Almeida também é outra estrela da cidade.

Na Olimpíada de Tóquio, em julho deste ano, o atleta disputou as oitavas de final do tiro com arco.

Nos dois confrontos iniciais, Marcus venceu seus adversários pelo placar de 7 a 1, o melhor resultado de um arqueiro brasileiro na história da modalidade em uma Olimpíada.


Bolsa atleta


Outra premiação para os melhores colocados na competição é o bolsa atleta.

O benefício federal de R$ 925,00 mensais é concedido aos três primeiros colocados das categorias individual, equipe e equipe mista.

Segundo a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, a modalidade é a que mais concede bolsas para atletas, chegando a mais de 100 bolsas por ano.


 Projeto Tiro com Arco


Maricá possui um celeiro de atletas. Fruto de um convênio entre a Prefeitura de Maricá e a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, o projeto há 10 anos forma jovens, que podem chegar à seleção brasileira.

"O projeto é gratuito, os interessados podem se inscrever na Secretaria de Esportes e Lazer. O esporte é destinado ao público de 8 a 18 anos. O nosso trabalho aqui é captar os atletas e de maneira que eles vão evoluindo, remajenar para equipes de alto rendimento, sempre buscando o crescimento deles", explicou a professora e instrutora do Projeto Tiro com Arco, Jéssica Machado.

Fonte:

Deixe seu comentário