Portal da Cidade Maricá

Segurança pública

Bairro Seguro completa um mês em Itaipuaçu

Programa da PMRJ em parceria com a Prefeitura de Maricá tem tido boa receptividade com a população

Publicado em 20/07/2021 às 03:00
Atualizado em

A interatividade dos agentes com a população é uma das características do policiamento de proximidade. (Foto: Marcos Fabricio/PMM)

Pouco mais de um mês após seu lançamento, o programa Bairro Seguro pode ser considerado um sucesso em Itaipuaçu.

A iniciativa da PM em parceria com a Prefeitura de Maricá tem tido boa receptividade por parte da população.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (SEOP), a PM deverá divulgar nos próximos dias um balanço do primeiro mês de atuação dos programas lançados, incluindo o de Maricá.

“O que mudou notoriamente foi a interação da polícia com a população e isso trouxe maior sensação de segurança. Esse era o grande objetivo: polícia de proximidade, contato com o cidadão e inserção no dia a dia da comunidade. O retorno da população vem sendo muito positivo”, atestou Júlio César Veras, titular da SEOP, ressaltando que ainda é cedo para falarmos em expansão do programa no município. “Temos que dar ênfase ao atual, realizar eventuais ajustes e torná-lo mais robusto”, afirmou o secretário.

Nas ruas de Itaipuaçu, a presença das equipes que atuam no Bairro Seguro é celebrada por moradores e comerciantes.

“É uma sensação de segurança e também de alívio por saber que o policiamento aumentou e que podemos sair com mais tranquilidade. Vim morar aqui há 16 anos e, no início, tinha medo de ir à rua porque era escuro e achava perigoso. Além disso, tive minha casa invadida uma vez, o que só aumentou o medo. Mas hoje me sinto muito mais segura pois vejo que tem mais polícia circulando por aqui”, afirmou a nutricionista Talita Monteiro Drumond, de 28 anos, que brincava na Praça do Ferreira com a pequena Nahira, de 1 ano e 6 meses.

Atuando há quase 30 anos no mesmo local, o comerciante Carlos Ramirez Mapurunga de Morais também diz que se sente mais tranquilo para trabalhar em sua loja de rações com a presença dos policiais.

“Eles circulam dia e noite por todo o bairro, e é uma sensação boa vê-los por aqui. O bairro cresceu muito e precisava ter sua segurança reforçada. Agora está muito mais tranquilo”, garante o empresário, de 65 anos.

Lançado no dia 15 junho, o programa Bairro Seguro visa estreitar a comunicação da população dos bairros com os policiais militares, que atuarão sempre nos mesmos locais. Maricá é a única cidade, fora a capital, a receber o programa de policiamento de proximidade.

O secretário Júlio César Veras citou ainda outros projetos da SEOP que estão sendo elaborados para começar a funcionar nos próximos meses.

“São muitos os desafios. Entre eles está a expansão do nosso monitoramento por câmeras, cujo processo de contratação está com a Secretaria de Planejamento. Vamos também mudar e ampliar toda a frota de veículos do Proeis e da Guarda Municipal, para a qual também queremos adquirir sua primeira sede própria e estamos preparando uma base no Condado. Estamos em negociação para construir bases da GM em cada distrito também”, adiantou.

Fonte:

Deixe seu comentário