Portal da Cidade Maricá

PROEIS

Segurança nas ruas de Maricá será reforçada

Após estudo, efetivo diário de policiais militares na cidade vai aumentar de 120 para 170 homens

Publicado em 03/08/2021 às 07:34

Os policiais serão alocados nos locais que a mancha criminal determinar e que, anteriormente, não eram contemplados. (Foto: Marcos Fabricio / PMM)

A Prefeitura de Maricá e a Secretaria Estadual da Polícia Militar assinaram um convênio para aumentar a quantidade de policiais militares que atuam nas ruas da cidade através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

A partir desta terça-feira, dia 03/08, o efetivo diário passará de 120 para 170 homens. Um aumento de 50 profissionais.

A cidade de 168 mil habitantes tem um território grande, de 362 km2, a ser patrulhado.

Por isso, um estudo foi realizado pela Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), confirmando a necessidade de mais agentes nas ruas.

O tenente-coronel Roberto Christiano Dantas, que assumiu recentemente o comando do 12º Batalhão da Polícia Militar foi procurado e o acordo firmado.

“A Segurança Pública é de competência da Policia Militar e da Policia Civil, só que nós entendemos que o município pode colaborar, como sempre tem feito.

Coincidentemente, houve a troca do comando do 12° Batalhão. Então, procuramos o comandante e acertamos que todo planejamento será realizado em conjunto, obedecendo as estatísticas do Instituto de Segurança Pública”, explicou o secretário da pasta, Júlio Veras.

Os policiais serão alocados nos locais que a mancha criminal determinar e que, anteriormente, não eram contemplados.

“Sem dúvida, nenhum distrito será deixado de lado. Mas a gente vai alocar os policiais de acordo com a necessidade real desses locais e não como uma necessidade que as pessoas acham que deva ter empiricamente. Com esse reforço, acreditamos que haverá a diminuição dos índices de criminalidade”, garantiu Veras, bastante confiante.

“Se o efetivo realmente aumentar por completo em toda a cidade vai favorecer a população. São José especificamente tem algumas áreas que já estão bem complicadas, o Mutirão, no Km 22, na linha. Então, se houver um aumento do efetivo policial nessas áreas vai ajudar a população sim”, declarou Daniel Azevedo Farias de 38 anos, referindo-se ao bairro em que mora.

Para Franklin Azevedo de 31 anos, que mora no Parque Nanci, o policiamento ostensivo é sempre importante para reduzir a criminalidade e manter a cidade tranquila como sempre foi.

“A população está aumentando a cada ano e à medida que a população está crescendo tem que ter um reforço policial, até porque Maricá não é uma ilha. As cidades são unidas umas às outras e a mancha criminal circula de uma cidade para outra. Então, Maricá tem que se reforçar também para que lá na frente não sofra com a violência como as outras cidades. Tem que ter uma ação preventiva para que as coisas não saiam do controle”, justificou.

Fonte:

Deixe seu comentário