Portal da Cidade Maricá

Políticas públicas

Programa Empoderadas em São Gonçalo

Município prepara chegada de novas políticas públicas para a mulher

Publicado em 26/05/2021 às 21:58

O encontro para apresentação do programa aconteceu no Auditório GM Mário Batista, na Venda da Cruz. (Foto: Renan Otto / PMSG)

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu na manhã desta quarta-feira (26) uma visita técnica da coordenadora do programa “Empoderadas”, Erica Paes, que faz parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O objetivo desse encontro, que aconteceu no Auditório GM Mário Batista, na Venda da Cruz, foi apresentar o programa aos órgãos e equipamentos do município que atuam no enfrentamento à violência de gênero, fortalecendo o combate à violência e a orientação às mulheres acerca das principais situações de risco, além das formas de prevenção. 

O Empoderadas foi apresentado para representantes da DEAM (Delegacia de Atendimento Especial à Mulher), CEDIM (Conselho Estadual de Direitos da Mulher), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de São Gonçalo, CEOM (Centro Especial de Orientação à Mulher), as Secretarias Municipais de Educação e de Esporte Lazer, a Guarda Municipal, as Subsecretarias de Proteção Social Especial e de Proteção Social Básica, e a Patrulha Maria da Penha. 

Segundo a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva, essa integração é fundamental para contribuir com o avanço das políticas públicas do município voltadas ao combate da violência de gênero. 

"Tenho certeza que esse programa irá agregar às ações que já desenvolvemos na subsecretaria. Infelizmente, as estatísticas de violência contra a mulher só crescem, daí a importância de se fazer o trabalho preventivo para diminuição desse número, que é um dos objetivos desse programa”, ressaltou a subsecretária.

A coordenadora do Programa Empoderadas, Erica Paes, acrescentou que esse encontro é importante para entender as necessidades do município e, assim, traçar estratégias de trabalho.

De acordo com ela, uma das iniciativas é fomentar o trabalho e renda, para que as vítimas possam garantir sua independência e romper com o ciclo de violência em que se encontram. 

"O Empoderadas ensina técnicas de prevenção e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. Ensinamos como elas podem se antecipar e reconhecer um criminoso, mas também atuamos com mulheres que vêm de outros traumas, com atendimento psicológico gratuito, não apenas para a mulher, mas também para seus filhos", disse Erica.

Ainda segundo a coordenadora, uma das frentes do programa é a ação "Empoderadas na Praça", que leva dicas de segurança e defesa às mulheres e que pode chegar na cidade nos próximos meses.

"Nossa chegada está sendo esperada há muito tempo na cidade e a Prefeitura de São Gonçalo nos procurou para estar aqui neste pontapé inicial para fortalecer a dignidade dessas mulheres", finalizou Erica Paes.

Uma das autoridades que marcaram presença no encontro foi a delegada da DEAM-SG, Carla Tavares, que destacou a importância dessas políticas para se fechar o ciclo de apoio às mulheres vítimas de violência.

"Acho esse programa de suma importância, pois o que mais vemos na delegacia são os casos de violência e a mulher, muitas vezes, não consegue sair desse ciclo de violência por não ter uma oportunidade, uma renda. Quando a gente vê um projeto como esse, que tem a intenção de recolocar essas mulheres no mercado de trabalho, de ensinar uma outra forma de viver sem ser dependente dos seus parceiros, a gente vê uma nova oportunidade para essas mulheres. A delegacia consegue investigar crimes e prender criminosos, mas não consegue dar essa outra oportunidade de fechar o ciclo, que a prefeitura, com essa parceria, está proporcionando", disse a delegada.

Após essa visita técnica e com os dados do município em mãos, o Programa Empoderadas irá retornar em um segundo momento para apresentar como a iniciativa pode ser empregada dentro da realidade da cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário