Portal da Cidade Maricá

Atualização

Boletim: Maricá registra até o momento 18.867 casos confirmados de Covid-19

No Estado do RJ pela primeira vez, desde o início do ano, nenhum município apresenta alto risco

Postado em 13/10/2021 às 18:18

Desde sexta-feira (08/10) é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 nos ambientes coletivos fechados ou abertos.

A regra vale para escolas, academias, bares, restaurantes, boates e outros estabelecimentos.

O mesmo decreto autoriza a volta da realização de eventos públicos e privados na cidade e estabelece regras de segurança, em conformidade com as medidas sanitárias, como uso de máscara.

O decreto municipal foi publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM);

São aceitos como comprovante de imunização o certificado digital disponível no Conecte SUS (a plataforma do Sistema Único de Saúde) e a caderneta ou o cartão de vacinação oficial, em papel timbrado pela Secretaria de Saúde de Maricá ou de Institutos de pesquisa clínica e de outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras;

O uso de máscara permanece obrigatório nas ruas, nos meios de transporte público e nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Outra exigência que se mantém é a do distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas;

Lojas, consultórios e repartições têm que disponibilizar álcool em gel 70% na entrada e na saída e fazer a higienização frequente das superfícies e de equipamentos que sejam tocados por muitas pessoas, como, por exemplo, máquinas de cartão e telefones.

Continuam sendo exigidas a limpeza e a desinfecção frequentes dos sistemas de ar-condicionado, assim como a circulação do ar com, no mínimo, uma porta ou uma janela aberta;

A taxa média semanal de ocupação de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, no período de 06 a 12/10, compreendendo os hospitais Conde Modesto Leal e Dr. Ernesto Che Guevara, foi de 27,5%, sendo 23,3% de pacientes de outros municípios.

Não teve ocupação de leitos na UPA nesse boletim.

Na semana anterior, a taxa foi de 20,7%, sendo 15,8% de pacientes de outros municípios.

Maricá registra, até esta quarta-feira (13/10), 18.867 casos confirmados e 525 óbitos por Covid.

Há no momento 30 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

Na última edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (08.10) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta redução de 35% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 39% no número de óbitos provocados pela doença.

Pela primeira vez, desde o início do ano, nenhum município ficou com índice de alto risco; e pela sexta semana consecutiva, o estado segue com a classificação geral de baixo risco (bandeira amarela).

A análise compara as semanas epidemiológicas 38 (de 19 a 25 de setembro) com a 36 (de 05 a 11 de setembro).

Para mais informações acesse o nosso site https://vacinamarica.com.br

Fonte:

Receba as notícias de Maricá no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias