Portal da Cidade Maricá

SERVIÇOS DETRAN

CIRETRAN de Maricá volta a atender na segunda quinzena de setembro

Postos de atendimento em outros municípios já retornam serviços de forma gradual a partir desta quarta-feira (09)

Publicado em 10/09/2020 às 07:08
Atualizado em

Reabertura dos postos acontece após a diminuição do quadro de contágio da Covid-19 no Estado. (Foto: Divulgação)

Em continuidade ao plano de retorno gradual das atividades, o Detran.RJ vai reabrir mais 42 unidades este mês: 12 CIRETRANs (Circunscrição Regional de Trânsito), 15 postos de vistoria e 15 Unidades de Serviço Veicular (USV).

Com esta ampliação, que só foi possível com a melhoria do quadro de contágio na maior parte do estado, o departamento sobe para 192 postos já em funcionamento, entre serviços de registro de veículos, habilitação e identificação civil.

A oferta de vagas para licenciamento anual aumentou 40% essa semana e na quarta-feira (9/8) voltam a realizar atendimento as Ciretrans de São Gonçalo, Nova Friburgo, Itaperuna, Araruama, Volta Redonda e Caxias.

No dia 16 de setembro será a vez de Teresópolis, Petrópolis, Nilópolis, Maricá, Campos e Rio Bonito.

Nas Ciretrans é possível tirar dúvidas sobre procedimentos do Departamento, realizar o licenciamento anual (emissão do CRLV), fazer a comunicação de venda de veículos e abrir processos administrativos.

Nessas unidades também existe um protocolo geral, onde é possível abrir todos os processos administrativos do órgão, sem que o usuário precise se deslocar até o prédio sede, como por exemplo: remarcação e cadastro de motor, remarcação de chassi, isenção e devolução de taxas, transferência de propriedade dos casos onde há necessidade de procedimento específico(como inventário, divergência de dados cadastrais e outros), cancelamento de comunicação de venda, retificação de informações da CNH, solicitação de perícia médica(PCD), solicitação do seguro DPVAT, suspensão de CNH e requerimentos de multa, defesa e recursos.

As unidades de Friburgo, Volta Redonda e Maricá oferecem ainda serviços especiais de veículos de concessionárias, vedados à circulação, como transferência de propriedade, primeira licença e troca de município.

Os únicos serviços que necessitam de agendamento nas Ciretrans são o licenciamento anual, disponível em todas as unidades que serão reabertas, e os procedimentos para vistoria veicular, como transferência de propriedade, troca de município ou estado e segunda via de CRV (Certificado de Registro de Veículo), disponíveis, por enquanto, somente no posto de Maricá.

O agendamento pode ser realizado pelo site ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).

O Detran lembra que durante a pandemia foi preciso diminuir o atendimento e a demanda de alguns serviços ficou acumulada.

Por isso, prazos foram suspensos ou adiados.

Antes de procurar atendimento, o departamento orienta que todos procurem informações no site ou nas redes sociais do órgão e que, nesse momento, só procurem pelos serviços quem realmente tem urgência.

A lista com os locais e serviços disponíveis está no seguinte LINK:

http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11229

Na sede, no Centro do Rio, o atendimento acontece das 8h às 16h; nos postos de vistoria, das 9h às 17h; nas USVs, das 9h às 17h; e nas unidades do Rio Poupa Tempo (RPT), das 8h às 17h.

Fonte:

Deixe seu comentário