Portal da Cidade Maricá

CASTRAÇÃO DE PETS

Começa nesta quinta-feira (08) castração gratuita em Niterói

O serviço é voltado para pessoas de baixa renda que desejam realizar a castração de seus animais

Publicado em 07/10/2020 às 22:06
Atualizado em

O Castramóvel é um veículo que conta com sala de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia. (Foto: ASCON NITERÓI)

A partir desta quinta-feira (08), os donos de cães e gatos de Niterói poderão castrar os seus animais de estimação gratuitamente no Castramóvel do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) da Prefeitura de Niterói.

O Castramóvel da Prefeitura de Niterói percorrerá a cidade para fazer castrações de cães e gatos. Primeiro local será o bairro do Caramujo, na Zona Norte. 

O bairro terá o Castramóvel por 15 dias, ele ficará alojado no CIEP Antineia Silveira Miranda, no Caramujo.

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para se inscrever é necessário ir a Associação de Moradores do bairro. O projeto conta com a parceria da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF). A expectativa é que até 100 animais possam ser atendidos por semana. 

O Castramóvel é um veículo que conta com sala de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia.

A equipe que atuará na unidade é formada por quatro veterinários, um anestesista e técnicos. O veículo ficará em cada bairro por 15 dias. O próximo bairro que irá receber será o Engenho do Mato.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade realizou um mapeamento das castrações realizadas em cada bairro da cidade e usou os dados para preparar a programação do veículo. 

Segundo o coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói, Marcelo Pereira, o serviço é voltado para pessoas de baixa renda que desejam realizar a castração de seus animais, e fizeram a inscrição na Associação de Moradores do bairro ou na Secretaria Regional, apresentando identidade, CPF e comprovante de residência - Destacou Marcelo. 

O coordenador afirma: “Sabemos que esse serviço é fundamental para a população e, principalmente, para os animais. Um ponto importante para o sucesso da proteção animal na cidade é o controle populacional de cães e gatos através da castração”, pontuou o coordenador.

A iniciativa permite ampliar o trabalho e as políticas públicas de proteção animal da Prefeitura de Niterói com base na lei federal 13.426/2017 incentiva esse tipo de prática para proteção dos animais e controle de crias.

Quem deseja castrar seu animal precisa seguir estas orientaões. O animal precisa ter mais de quatro meses e menos do que seis anos; ter menos de 20 quilos; não ser obeso ou extremamente magro; não ser braquiocefálico (cães das raças Pug, Buldogue, Shitzu, Boxer). Também não será realizada castração em gatos persas ou de raças exóticas.

O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, completou três anos de funcionamento.

Neste período, já foram realizadas cerca de cinco mil castrações de cães e gatos de moradores da cidade. No fim de outubro será aberto o cadastramento na unidade para cerca de 600 novas vagas para moradores da cidade que desejam realizar a castração de seus animais no Horto.

Além do CCPAD e do Castramóvel, a cidade conta ainda com a Unidade de Controle de População Animal, situada em Icaraí, que é administrada pelo Controle de Zoonoses da Prefeitura.

Educação sobre proteção animal– Além do trabalho de controle populacional através das castrações, o veículo será também uma unidade de educação sobre proteção animal. Serão distribuídos cartilhas e folhetos sobre o tema nos bairros onde o veículo estiver.

A educação somada a castração são os eixos principais para um desenvolvimento de políticas públicas sólidas de proteção animal.

Já foram distribuídas mais de 10 mil cartilhas nas escolas municipais.


Fonte:

Deixe seu comentário