Portal da Cidade Maricá

Saúde

Duas Unidades de Saúde de São Gonçalo terão horário de atendimento ampliado

O programa Saúde na Hora a partir desta terça-feira (20) amplia atendimento nos bairros do Arsenal e Laranjal

Publicado em 20/10/2020 às 22:24

As duas unidades de saúde ampliara os horários de atendimento a partir de hoje 20 de outubro (Foto: ASCON PMSG)

Mais duas importantes unidades de saúde de São Gonçalo foram incluídas no programa “Saúde na Hora”. A partir desta terça-feira (20), a Clínica da Família Drº Zerbini, no Arsenal, passa a atender a população até às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Já na quarta-feira (21), a Unidade de Saúde da Família Luiz Paulo Guimarães, no bairro Laranjal, passa a ter o horário de atendimento estendido até às 20 horas, de segunda a sexta-feira.   

A Secretaria de Saúde, afirma que além do horário convencional, de 7h às 17h, 16 Unidades de Saúde da Família funcionarão até às 20h e outras até às 22h, de segunda a sexta-feira, e até às 13h, aos sábados. A iniciativa está permitindo o acesso da população a consultas e exames de rotina a partir de horários flexíveis de atendimento. 

O projeto foi lançado no mês passado, na Clínica da Família do Mutondo (em frente ao 7º BPM). No local, além das consultas médicas e de enfermagem, a população conta com serviços odontológicos, vacinas, pré-natal, planejamento familiar, puericultura, acompanhamento do Bolsa Família, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C, gravidez e pezinho), coleta de exames e de preventivo, curativos, nebulização, dispensação de medicamentos, raio x, ultrassonografia e academia da saúde.   

Mentora do projeto junto ao Ministério da Saúde, a subsecretária de Atenção Básica de São Gonçalo, Maria Auxiliadora Rodrigues, garante que cerca de 200 mil pessoas serão beneficiadas pelo programa. 

"Agora mais pessoas terão acesso aos nossos serviços. Antes, muitos cidadãos não conseguiam acessar os serviços de saúde da Atenção Primária porque saíam de casa para trabalhar muito cedo e as unidades de saúde ainda não tinham aberto. Na volta do trabalho, as unidades de saúde já estavam fechadas. Então, a única opção era procurar os serviços de urgência e emergência, como UPAs ou hospitais, mesmo para tratar problemas menos graves, o que sobrecarrega a rede hospitalar”, explica.  

Cada equipe de Saúde da Família que atua nessas unidades é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de profissionais de saúde bucal, como cirurgiões dentistas e técnicos de odontologia. "Todos terão acesso, independente de cadastro, aos serviços ofertados nessas unidades de saúde da Atenção Primária – principal porta de entrada ao SUS e onde é possível solucionar até 80% dos problemas de saúde do cidadão", garantiu Maria Auxiliadora.  

Além da Clínica do Mutondo, o projeto "Saúde na Hora" está sendo implantado nas Unidades de Saúde da Família Ana Nery, Gradim; Juarez Antunes, Laranjal; Tancredo Neves, Luiz Caçador; Alberto Constantino Farah, Mutuapira; Wally Figueira da Silva, Rocha; Alexandre Fleming, Boaçu; Manoel de Abreu, Eliane; Emílio Ribas, Barracão; Jardim Catarina, Doutel de Andrade, Maria Paula; Floriano Barbosa, Jardim Catarina I e Portão do Rosa. As unidades selecionadas irão abrigar 60 equipes do Programa Saúde da Família.  


Fonte:

Deixe seu comentário