Portal da Cidade Maricá

Luto

Morre médico voluntário em testes clínicos da vacina contra Covid-19

Ex-aluno do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ atuava na linha de frente no combate ao coronavírus

Publicado em 22/10/2020 às 01:43
Atualizado em

Médico formado em 2019 João Pedro Rodrigues Feitosa foi o voluntário que morreu de Covid-19 (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ lamentou a morte de seu ex-aluno do curso de Medicina João Pedro Rodrigues Feitosa, de 28 anos, vítima da covid-19, na última quinta (15).

Em nota, nesta terça-feira (21), sobre a morte do ex-aluno a universidade, afirmou que só tomou conhecimento do fatos por meio da imprensa de que João havia sido voluntário em testes clínicos da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório Astrazeneca contra o coronavírus. 

AstraZeneca, responsável pela vacina de Oxford, disse que não pode comentar casos individuais. “Obedecemos estritamente à confidencialidade médica e às regulamentações relativas a estudo clínicos e, em linha com esses princípios, podemos confirmar que todos os processos de revisão exigidos foram seguidos. Essas avaliações não levaram a quaisquer preocupações sobre a continuidade do estudo em andamento”, diz a farmacêutica, em nota.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, responsável por comunicar o caso, não confirmou de imediato a identidade do brasileiro que morreu durante os testes. Segundo a agência, os dados precisam ser "mantidos em sigilo" para garantir os regulamentos internacionais. Também não foi informado se o voluntário teria tomado o imunizante ou o placebo.  

João Pedro, formado desde 2019, atuava na linha de frente no combate ao coronavírus nas redes privada e municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 

 "A Reitoria da UFRJ — juntamente com toda a comunidade universitária — presta sinceras condolências aos familiares e amigos do nosso ex-aluno em meio a esse momento de tristeza que ceifou a vida do João, que havia acabado de se diplomar e não poupou esforços para atuar no enfrentamento da pandemia de Covid-19 que já acumula mais de 40 milhões de casos no mundo. Desejamos e transmitimos toda força neste momento de profunda consternação", afirmou por meio de nota.

Fonte:

Deixe seu comentário