Portal da Cidade Maricá

TRANSIÇÃO GRADUAL

Niterói autoriza reabertura de shopping centers e centros comerciais

Estabelecimentos funcionarão em horário reduzidos e metade da capacidade de ocupação. Praças de alimentação permanecem fechadas

Publicado em 02/07/2020 às 02:27
Atualizado em

Município segue adotando um rígido e rigoroso protocolo de vigilância.sanitária. (Foto: Luciana Carneiro / PMN)

Após mais de 100 dias fechados, os shoppings centers e centros comerciais de Niterói reabriram as portas nesta quarta-feira (1).

Neste primeiro dia de funcionamento, não foram verificadas filas nem aglomeração na porta dos estabelecimentos. Equipes do Departamento de Fiscalização e Posturas da Secretaria Municipal de Ordem Pública estiveram nos principais shoppings da cidade e orientaram os administradores dos estabelecimentos com trabalho educativo.

Caso necessário, eventuais sanções serão aplicadas a partir da próxima semana.

Com horário de funcionamento reduzido, das 12h às 20 horas, os estabelecimentos devem cumprir todos os protocolos determinados pelo decreto da Prefeitura de Niterói para poderem receber os clientes.

Para a abertura das lojas, será preciso cumprir os protocolos de segurança como manter a ocupação máxima em 50%, medição de temperatura e disponibilização de álcool gel na entrada, a instalação de tapetes sanitários, marcação de distanciamento social e funcionários para evitar aglomerações.

As praças de alimentação destes estabelecimentos permanecem fechadas. 

“Justamente para que a gente possa concentrar a fiscalização em cada detalhe dos protocolos estabelecidos para essas atividades, estamos verificando essa ação do funcionamento dos centros comerciais dentro daquilo que foi estabelecido durante todo esse trabalho prévio de conscientização, orientação e esclarecimento feito pelas equipes de saúde e vigilância epidemiológica para estes profissionais que estão voltando a trabalhar”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique Moraes.   

O secretário ressaltou também a importância da participação do cidadão, comunicando, tirando suas dúvidas, e alertando à Seop sobre eventuais irregularidades. 

“Para isso, disponibilizamos o telefone do Centro Integrado de Segurança Pública, o Cisp, que atende no 153, para o cidadão participar e nos ajudar a vencer essa batalha”, disse Paulo Henrique Moraes. 

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, reforçou que, de acordo com o plano de transição gradual para um novo normal, a cidade está no estágio amarelo nível 2 e foi possível liberar o funcionamento de shoppings e centros comerciais, seguindo um rígido e rigoroso protocolo de vigilância sanitária para que a cidade continue avançando no combate ao novo coronavírus. 

“Esse plano consiste no conjunto de protocolos de segurança sanitária para reduzir o risco de transmissão do vírus junto a uma métrica, um conjunto de 12 indicadores como a velocidade de transmissão do vírus na cidade, a nossa capacidade de atender os casos graves, com leitos de enfermarias e leitos de CTI. Esses 12 indicadores formam o índice que posiciona a gente em um sinal: roxo (situação mais grave), vermelho, laranja, amarelo nível 2 e amarelo nível 1. Em maio, passamos do sinal vermelho para o laranja e, agora, há dez dias, a gente conseguiu, fazendo o dever de casa, melhorar a situação da pandemia e passamos para o sinal amarelo”, pontuou Rodrigo Oliveira. 



Fonte:

Deixe seu comentário