Portal da Cidade Maricá

Cultura e Educação

Jorge Henrique foi um dos nomes indicados no FLISGO

Com seu famoso personagem "Palhaço Pic Caramelo", educador e artista cultural atua levando conhecimento e cultura para as crianças de São Gonçalo

Publicado em 21/10/2020 às 00:42
Atualizado em

O artista se reinventou para enfrentar a pandemia (Foto: Divulgação)

Nascido em Duque de Caxias, o único filho brasileiro dos sete filhos do casal Manoel e Cecília (ambos portugueses).

Jorge Henrique chegou em São Gonçalo no ano de 1969, na companhia de sua irmã Zulmira e seu cunhado Alberto.

Desde criança, a sua essência era amar e ajudar transformar vidas deixando o mundo um pouco melhor.

Conhecido artisticamente como Pic-Caramelo pensou em ser padre, foi para o seminário, mas logo regressou ao verificar não ser essa sua vocação.

Quando criança Jorge tinha o circo e os parques de diversões como sinônimo de lazer. Ele conta que, certo dia, num espetáculo no Circo Cacique, ao assistir a apresentação dos Palhaços Bonifácio e Baiáco, fora acesa a chama da arte de fazer sorrir ao pensar o “quão maravilhoso deve ser poder fazer sorrir num mundo que faz muita gente chorar” conta.

Foi ai que nasceu o Palhaço Pic-Caramelo que completou 42 anos de vida artística este ano.

No início, os seus espetáculos eram realizados no salão da igreja, através da organização de eventos para as crianças do seu bairro. Posteriormente, os espetáculos passarem a ser realizados nas escolas, clubes, prefeituras, empresas e entre outros.

Nesta caminhada surge o privilégio do encontro com aquele que se tornou seu amigo, conselheiro e mestre o saudoso George Savalla - Palhaço Carequinha. 

Ao longo da sua trajetória artística, recebeu gestos de gratidão, carinho e diversas homenagens.

Seu show é composto por risos, mágicas, ludicidade e mensagens educativas que fazem toda a diferença. O artista explica "Pic-Caramelo é um Palhaço Pedagógico".

Ao longo da sua carreira, teve a oportunidade de integrar a equipe que fundou o Centro Cultural Joaquim Lavoura atuando como coordenador de Artes Plásticas.

Além disso, foi Coordenador de Animação Cultural no Primeiro Projeto de CIEPs, Diretor da JHN Produções Artísticas, Superintendente de Circo da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, Coordenador da Lona Cultural Lídia Maria da Silva e ainda, criou e participou de vários projetos artísticos e culturais em São Gonçalo e outras cidades como Niterói, Maricá etc..

Graduado em Artes teve a oportunidade de dissertar sobre a Origem do Circo no Brasil no Trabalho de Conclusão de Curso. E ainda, é especialista em gestão educacional, defendendo em sua monografia as Artes como intervenção no ensino. 

Além de promover esse lado lúdico, Jorge Henrique é também professor. Lecionou em diversos colégios. Atualmente, Jorge Henrique Neves, leciona como professor de Artes.

E a sua arte se perpetua, posto que dá continuidade ao show de Palhaço do Pic-Caramelo bem como oferece shows de ventríloqua e contação de histórias.

Acrescenta-se que desenvolve também um projeto literário chamado “Aquarela de Leitura” e ministra palestras motivacionais em diversas áreas. 

Além disso, esteve em oito estados brasileiros ministrando palestras e utilizando o origami enquanto ferramenta de motivação. 

FLISGO

O Prêmio Cidadania Cultural trata-se de um evento anual de grande capacidade mobilizatória na cidade de São Gonçalo, tendo ocupado o noticiário das mídias sociais e televisivas de grande porte, o que ocasionou uma divulgação massiva do evento e o alcance de boa parte da população.

Essa é uma iniciativa do Grupo Acesso Cultural - grupo independente, que visa potencializar visibilizar e desmarginalizar a cultura de São Gonçalo liderado por Alberto Rodrigues, o responsável ainda de outro grande evento cultural da cidade. 

O evento aconteceu no dia (20) e infelizmente o O Pic Caramelo não levou o troféu, mas isso não deixou o querido artista e propagador de arte, educação e cultura triste.

"Para mim, foi uma felicidade muito grande ser indicado  para receber esse troféu. Porque eu realmente faço parte da cultura e arte de São Gonçalo. Em 1979 eu já organizava cursos em São Gonçalo e Niterói para ensinar professor a ministrar aula através da motivação, brincando. Eu sou um palhaço cultural e reconhecimento é melhor que dinheiro" afirmou.

Para Jorge Henrique ser indicado foi um sinal de que as pessoas estão percebendo o seu caminhar a sua luta, principalmente numa cidade onde não há apoio cultural para nada. "O meu grande reconhecimento vem de Deus,da família, dos professores e alunos que sempre acreditaram na minha vontade de fazer sorrir"

Pandemia

A pandemia foi e ainda é um dos piores momentos de sua carreira. O projeto "Aquarela de leitura", que ele desenvolve há anos, foi paralisado por conta do Covid-19, que no dia 16 de março deste ano decretou o fechamento de todas as instituições de ensino momentaneamente.

Ainda sem o auxilio do governo, a Lei Aldir Blanc, que será liberado em São Gonçalo, o educador e artista atualmente desenvolve seu trabalho na rua, onde desenvolve o projeto "Cultura na calçada". Atualmente você pode encontrá-lo na rua Albino Imparato, esquina com a rua 17 no Jardim Catarina, lá além de livros, ele faz o momento da contação de histórias no mesmo formato do Aquarela de leitura, nas escolas. 

Você também pode contrata-lo através de seu whatsApp (21) 99206-2523

Fonte:

Deixe seu comentário