Portal da Cidade Maricá

Tecnologia

Semana Nacional de ciência e tecnologia tem início hoje

Semana de eventos terá inteligência artificial como tema e tem por objetivo o desenvolvimento social através da divulgação do conhecimento científico

Publicado em 17/10/2020 às 05:32
Atualizado em

Cerca de três mil atividades devem ser promovidas por 66 instituições ligadas aos governos federal, estaduais e municipais, escolas, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil. (Foto: Portal da Cidade Maricá)

Começa neste sábado 17 de outubro a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que promove eventos em todo o Brasil. Esses eventos têm como objetivo dar visibilidade às descobertas e inovações produzidas por instituições nacionais de pesquisa. Seguindo até o próximo domingo (27), a semana tem como intuito o compartilhamento e a popularização desse tipo de conhecimento (muitas vezes restrito aos ambientes e aos jargões acadêmicos) entre os cidadãos, especialmente os mais jovens e os de baixa renda. 

A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com secretarias da área nos estados e municípios, além de universidades, escolas e instituições de ensino e pesquisa.

Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T, entidades científicas e tecnológicas, fundações de apoio à pesquisa, parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos, entre outros.

Neste ano, a SNCT terá como tema Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. De acordo com o ministério, a escolha do tema está relacionada ao potencial da inteligência artificial de auferir ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade brasileira, na prestação de serviços públicos, no desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas e na redução das desigualdades sociais, dentre outros benefícios.

Até o dia 27, cerca de três mil atividades devem ser promovidas por 66 instituições ligadas aos governos federal, estaduais e municipais, escolas, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil. Para conhecer e se atentar à programação, procure por mais informações disponíveis na página do evento.


Inteligência Artificial

Segundo o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), a Inteligência Artificial (IA) nasceu na década de 1950. Contudo, nos anos 2000, passou a ser objeto de interesse não apenas nos meios científicos e acadêmicos, como também em veículos midiáticos de grande circulação e repercussão junto ao público. O debate em torno das potencialidades das tecnologias de IA, cujo desenvolvimento encontra-se em curso há aproximadamente cinco décadas, tem assumido importância no Brasil e no mundo, fomentando discussões técnicas e jurídicas acerca de seu procedimento, suas potenciais aplicações e sua interação com o ser humano nos processos de tomada de decisão.

Ainda segundo informações do MCTI, a crença é a de que a Inteligência Artificial (IA) seja uma tecnologia transformadora e que, por meio dela, torne-se viável gerar soluções ou sistemas disruptivos para: revolucionar e reinventar o modo como o ser humano vive, interage, trabalha, pensa, aprende, evolui e se comunica; propiciar benfeitorias à sociedade; melhorar a qualidade de vida; alavancar a prosperidade econômica e solucionar grandes conflitos ainda não resolvidos nos dias atuais. A IA se faz presente em variadas aplicações atuais (reconhecimento facial, varejo, robôs, saúde, análise de crédito, financeira e jurídica, indústria, entre outras) e marcará presença através de muitas outras aplicações em um futuro breve. Portanto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações considera uma medida estratégica a abordagem do tema Inteligência Artificial.


Mês Nacional da Ciência e da Tecnologia

Desde o ano passado, o MCTI decidiu expandir as atividades da semana, e o governo federal denominou outubro como o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A partir daí, a celebração será executada pelo Executivo.

De acordo com a pasta, em comunicado oficial no site, o mês nacional terá como propósito “mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica a inovação e a comunicação”.

Fonte:

Deixe seu comentário