Portal da Cidade Maricá

Setembro Amarelo

Conscientização e acolhimento no residencial Carlos Marighella

Ação de valorização à vida ocorreu na Unidade de Saúde da Família do condomínio, abordando tema da saúde mental

Publicado em 21/09/2022 às 15:36

Setembro Amarelo no Carlos Marighella. (Foto: SECOM / PMM)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na segunda-feira (19/09) uma série de atividades que simbolizam o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Marighella — localizada no Condomínio Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu.

A ação reuniu 20 pessoas na sala de espera da unidade e contou com roda de conversa sobre temáticas relacionadas à saúde mental, café da manhã coletivo, exposição de mural com frases de valorização à vida, distribuição de mensagens motivacionais, além de dispor de uma caixa do desabafo, permitindo que os presentes expressassem seus sentimentos negativos de forma anônima pela escrita.

A dinâmica foi uma iniciativa dos profissionais da unidade, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Equipe Multiprofissional de Atenção Psicossocial (EMAP) que atua no quarto distrito da cidade, com a participação de agente comunitário de saúde, fonoaudióloga, educadora física, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social.  

Shenya Silva, assistente social do NASF que participou da organização da atividade, ressaltou o papel integrador da ação com foco na saúde mental, fortalecendo o vínculo entre profissionais e usuários, além de auxiliar na identificação de casos que precisam de atendimento.

“Foi muito importante promovermos essa atividade voltada ao Setembro Amarelo, ampliando o conhecimento sobre o tema entre os atendidos na USF Carlos Marighella. É essencial que os profissionais estejam próximos à população, acolhendo as demandas e, a partir daí, identificando casos que necessitam de maior atenção. Com isso, estreitamos o diálogo e articulamos ainda mais com os moradores, otimizando o serviço que oferecemos e o acolhimento”, afirmou Shenya.

A aposentada Marilza Mesquita, de 72 anos, é atendida na unidade desde a inauguração e aprovou a dinâmica, destacando que os aprendizados sobre ansiedade e depressão serão essenciais no seu dia a dia.

“Gostei muito de participar dessa ação e fico na expectativa que tenham outras posteriormente. Com as informações que recebi, posso ajudar outras pessoas, inclusive da minha família, que sofrem com a ansiedade, ajudando a ampliar o debate sobre o tema. Saúde mental não é besteira e precisamos vencer a ignorância, falando sobre e estando atentos aos sinais”, reforçou.


Setembro Amarelo com atividades em toda a rede de saúde


Durante o mês, todas as Unidades de Saúde da Família estão promovendo atividades voltadas ao Setembro Amarelo, fomentando a conscientização sobre o tema e contribuindo para afastar estigmas relacionados aos transtornos mentais.

Até o momento, já foram realizadas ações desse tipo nas USF Marinelândia, Barra, Barroco, Chácara de Inoã, Carlos Marighella, Santa Rita, Central, Ubatiba e Mumbuca, com foco nos usuários e também nos profissionais da saúde — ajudando a capacitá-los para acolher da melhor forma as pessoas com demandas relativas à saúde mental.

Além disso, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maricá também estão mobilizados, desenvolvendo diversas dinâmicas que dialogam com a campanha, envolvendo os usuários dos serviços e os trabalhadores desses espaços.

Até o fim do mês, ainda estão previstas dezenas de ações, tanto nos CAPS como nas USF.

Fonte:

Deixe seu comentário