Portal da Cidade Maricá

Saúde

Entre os dias 19 a 23 de outubro acontece a Semana de Combate a Sífilis

Saúde de Maricá promove a "Semana de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita: Sífilis, eu sei. Você sabe? Teste, trate e cure"

Publicado em 19/10/2020 às 21:31

O teste é rápido, gratuito, assim como o tratamento e a distribuição de preservativos que podem ser adquiridos em qualquer unidade de saúde do município. (Foto: ASCON MARICÁ)

Campanha idealizada pela Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Maricá promove entre os dias 19 a 23 de outubro, acontece a “Semana de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita: Sífilis, eu sei. Você sabe? Teste, trate e cure” –  O público alvo é composto por gestantes, adolescentes, adultos e idosos. A estimativa é atingir público para 4 mil testes durante a semana. 

A Estratégia de Saúde da Família tem por objetivo intensificar a testagem de sífilis em todas as 24 Unidades de Saúde do município e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no período descrito com orientações sobre o diagnóstico e tratamento, além de enfatizar sobre as consequências do não tratamento da gestante e do parceiro durante o pré-natal. 

Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Normalmente a sífilis apresenta fases distintas com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária) que é intercalada por períodos latentes. Porém a Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e tem cura. Caso não tratada corretamente causa prejuízos sérios à saúde. Pode ser transmitida inclusive da mãe para o bebê durante a gestação, provocando sérios problemas à saúde do recém-nascido. Quanto mais cedo agir, mais fácil tratar a infecção; lembrando que o parceiro também precisa fazer o teste. 

O teste é rápido, gratuito, assim como o tratamento e a distribuição de preservativos que podem ser adquiridos em qualquer unidade de saúde do município. Lembramos que a oferta dos testes ocorre durante todo ano, porém em outubro enfatizamos a sensibilização pelo diagnóstico da infecção por ser o mês de combate à Sífilis. Quem não puder comparecer nesta data a uma unidade de saúde, os testes poderão ser realizados em outros dias, pois faz parte da normativa de promoção à saúde da população.

Fonte:

Deixe seu comentário