Portal da Cidade Maricá

Saúde da Família

Gestores da saúde de Maricá visitam unidades visando aprimorar serviços

Objetivo foi verificar de perto as necessidades dos usuários e profissionais de saúde para propor soluções que impactam mais de 26 mil pessoas

Publicado em 08/07/2022 às 15:58

Visita dos gestores nas Unidades de Saúde da Família, USFs. (Foto: SECOM / PMM)

A secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, acompanhada do diretor-geral da Fundação Estatal de Saúde, Marcelo Rosa, visitou nesta quinta-feira (07/07) às Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim Atlântico e Barroco, em Itaipuaçu, que reúnem mais de 26 mil pessoas cadastradas.

A intenção dos gestores foi analisar de perto as demandas da população, ouvir as impressões dos usuários e dos profissionais de saúde e buscar soluções aos problemas apresentados, principalmente no atual momento de crescimento da população que representa um aumento de mais de 100 mil pessoas na Estratégia de Saúde da Família em dois anos. 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período deste ano, o número de pessoas cadastradas pelas USF passou de 72 mil para 171 mil pessoas, representando um aumento de 140% de pessoas assistidas pelo Sistema Único (SUS) de Maricá.

Além disso, os atendimentos médicos nas unidades saltaram de 3.245 em fevereiro de 2020, momento anterior à pandemia da Covid-19, para 13.780 em fevereiro de 2022, o que representa um aumento de 324%.

Para acompanhar o crescimento da população que utiliza o SUS e garantir respostas mais rápidas na assistência dos moradores de Maricá, a equipe de gestão da Secretaria de Saúde vem modernizando e aprimorando a estrutura administrativa e, paralelamente, atuando na expansão e qualificação dos serviços de saúde oferecidos pelo município.

Além disso, entende a importância da integração da gestão com os usuários, profissionais de saúde e órgãos de controle social, como explica a secretária Solange Oliveira.

"Criamos ferramentas para dar celeridade aos processos de aquisição e execução de serviços, como a Fundação Estatal de Saúde de Maricá (FEMAR). Entretanto, entendemos que é fundamental o contato direto com os usuários e profissionais, visto que eles são, de fato, um termômetro da qualidade de satisfação, insatisfação e dos caminhos que a gestão precisa tomar. Nossa visita de hoje foi muito produtiva e nos fez identificar coisas que não identificaríamos sem essa interação direta. Acionaremos a O.S, atual responsável pela gestão das nossas unidades, para que apresentem soluções dos casos com metas de prazos”, concluiu Solange.

Na mesma linha, o diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, destacou que percorrer os locais de atendimento facilita o reconhecimento dos problemas e agiliza o processo de solução.

“Estamos trabalhando para estar cada vez mais próximos do dia a dia das equipes de saúde em todas as unidades, essa é uma visão estratégica da política de saúde da Secretaria de Saúde e da Femar. Assim identificamos de perto o que está certo, o que está errado e atuamos na lógica de implementar melhorias e potencializar os serviços que já são oferecidos à população”, destacou Marcelo Rosa. 

Também participaram da visita a assessora de Infraestrutura e Logística das Unidades de Saúde, Fernanda Beck; e a superintendente de Atenção Primária à Saúde da Femar, Shirley Linhares.


Investimentos realizados e previstos reforçam a ampliação da rede


Na última segunda-feira (04/07), foram iniciados os atendimentos da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Elenir Umbelino de Mello, no bairro Flamengo, região central da cidade.

O espaço conta com seis consultórios voltados ao atendimento médico, incluindo de enfermagem, observação clínica, saúde bucal, saúde da mulher, além de sala de imunização, curativo, procedimento e farmácia.

Abertura da unidade vai reorganizar e aperfeiçoar o acolhimento à população da localidade, contemplando oito mil moradores.

Também estão em desenvolvimento diversos projetos para ampliar os serviços de saúde na cidade.

Na Rede de Atenção Primária à Saúde, as USF Ponta Negra, Carlos Marighella (condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu), Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa Minha Vida de Inoã), Mumbuca e Caxito serão ampliadas, ganhando novos espaços até o primeiro semestre de 2023.

Posteriormente, serão entregues unidades de saúde de São Bento da Lagoa, Saco das Flores e Itaocaia Valley, que estão em retomada das obras.

Fonte:

Deixe seu comentário