Portal da Cidade Maricá

Saúde

Hospital Che Guevara superou a marca de 700 cirurgias realizadas

Em pouco mais de um mês, foram feitas 400 operações de diversas especialidades, levando mais qualidade de vida aos moradores

Publicado em 27/12/2022 às 09:12

Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, continua investindo para oferecer assistência qualificada à população e comemora mais um ótimo resultado: o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, alcançou na quinta-feira (21/12) a marca de 720 cirurgias realizadas em aproximadamente cinco meses.

Em um período de apenas 40 dias, foram feitas mais de 400 cirurgias, fruto dos esforços contínuos para agilizar o fluxo de operações na unidade que conta com uma estrutura de referência para atender aos maricaenses.

Os números evidenciam a importância da unidade para acolher com efetividade as demandas cirúrgicas e trazer resolutividade aos casos, diminuindo rapidamente a fila de espera pelos procedimentos, marcados pela Central de Regulação do município.

No local, os pacientes recebem todos os cuidados necessários, tendo à disposição 34 leitos cirúrgicos de enfermaria voltados ao pré e ao pós-operatório, assim como dez leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) de retaguarda.

No centro cirúrgico, são realizadas operações de diversas especialidades, como gerais, vasculares, urológicas, ortopédicas, dermatológicas, ginecológicas, bucais e de mastologia.

O espaço possui quatro salas adaptadas, tendo capacidade para realizar procedimentos não invasivos por auxílio de câmera (videolaparoscopia), além de contar com um dispositivo que permite a visualização dinâmica e em tempo real de todas as estruturas internas, reduzindo o tamanho dos cortes e permitindo movimentos mais precisos em cirurgias renais, vasculares, ortopédicas, dentre outras.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, celebrou o fluxo crescente de cirurgias feitas no Hospital Che Guevara, ressaltando o papel da unidade para levar cuidados qualificados aos moradores.

“O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara é uma conquista para a população e resultado de muita luta, pautada numa gestão comprometida em promover saúde de qualidade para todos. Alcançar a marca de 700 procedimentos mostra que estamos transformando o hospital em referência cirúrgica na região. Agradeço a todos os profissionais pelo empenho diário e vamos investir cada vez mais no bem-estar dos maricaenses”, destacou.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que o crescimento no número de procedimentos realizados no hospital representa um novo momento para a cidade, com inúmeros avanços nos serviços de saúde oferecidos aos moradores.

“Estamos nos dedicando para ampliar a rede de saúde do município e o aumento no número de cirurgias no Hospital Che Guevara representa esse processo, com 400 procedimentos realizados em pouco mais de um mês. Temos um centro cirúrgico de ponta, com equipes qualificadas e prontas para atender diversas especialidades, contribuindo para solucionar cada caso e zerar a fila de espera da regulação”, acrescentou.


Hospital recebeu novas instalações importantes


O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara ganhou novos espaços recentemente. Em 25/11, foi inaugurada a agência transfusional da unidade, permitindo o armazenamento de bolsas de sangue no local e suprindo principalmente a demanda cirúrgica por esses compostos.

A agência disponibiliza cerca de 150 bolsas sanguíneas por mês, facilitando o acesso e atendendo rapidamente às solicitações de cada setor.

Além disso, no mesmo dia, foi entregue a área da cozinha do hospital, possibilitando o preparo das refeições localmente, com alimentos higienizados e armazenados ali.

O espaço é fundamental para o acompanhamento de todo o processo de preparo, levando refeições padronizadas e de qualidade aos pacientes e colaboradores.

Fonte:

Deixe seu comentário