Portal da Cidade Maricá

COVID-19

Maricá comprova eficácia dos pólos de atendimento no combate a pandemia

As unidades de saúde exercem um papel de grande importância na estratégia utilizada desde o início e influenciaram diretamente nos resultados positivos

Publicado em 20/07/2020 às 07:07
Atualizado em

Ao todo são quatro pólos de atendimento específico aos pacientes da Covid-19. (Foto: Divulgação)

Uma das medidas de maior eficácia no combate ao novo coronavírus foi a montagem, há pouco mais de três meses, ou seja, nos estágios iniciais da pandemia na cidade, dos polos de atendimento ao Covid-19 em pontos estratégicos da cidade.

O polo do Centro iniciou o trabalho em 13/04, o de Itaipuaçu em 17/04 e o de Ponta Negra – já desativado por conta da baixa demanda – em 23/04.

Juntos, atenderam até 16/07 cerca de 13.253 pessoas sintomáticas (Centro = 6.923 / Itaipuaçu = 5.133 / Ponta Negra = 1.197).

Destes, foram notificados 4.519 pacientes e 247 foram transferidos para uma unidade de saúde da Rede de Urgência e Emergência municipal.

A agilidade e a facilidade de acesso a algum diagnóstico são o diferencial desses locais. 

“Essas estruturas funcionam na separação dos casos a partir dos sintomas, auxiliam no diagnóstico complementar. São feitos ou testes Swab, que pesquisa o vírus na fase inicial, ou os testes rápidos sorológicos, que constam positivos mais ao final da infecção. Então, o paciente chega, é acolhido, é encaminhado para consulta de enfermagem e consulta médica e, a partir da consulta, será indicado ou não o teste específico”, explica a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa.

Com 15.002 casos descartados e 1.672 curados até este domingo (19/07); baixa ocupação nos leitos para Covid-19 e insumos disponíveis e equipes completas na linha de frente, o município se posiciona como um dos menos afetados pela pandemia no Estado do Rio de Janeiro. Dia 1º de junho, os polos iniciaram o processo de testagem e, até 12/07, tinham sido feitos 4.369 testes (swab e rápido), dos quais 356 positivos para Covid-19, um índice menor do que 10%.

Em relação às receitas entregues de acordo com o diagnóstico, foram 8.170: 4.196 (Centro), 3.208 (Itaipuaçu) e 766 (Ponta Negra).

O comportamento da pandemia, dada a eficácia das ações de combate e às ações de apoio à economia que sustentaram também um elevado índice de isolamento social, está sob controle.

“É muito pouco provável que a nossa cidade tenha um novo pico da Covid-19. Tendo como base a análise das testagens de RT-PCR (padrão ouro no diagnóstico de Covid-19) feitas pelo nosso Laboratório Central Dr. Francisco Rimolo Neto, há uma estabilização da incidência de novos casos”, comenta o médico infectologista e coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Maricá, Marcelo Velho.

Ainda de acordo com o coordenador, é possível observar a interiorização do vírus no Brasil como um todo.

“Vamos continuar tendo casos de forma endêmica, como Dengue, Zica ou Chikungunya. Os exames mostram que o número de casos da Covid-19 em Maricá se mantém estável, mas o vírus continua a circular entre a população. Estamos intensificando as testagens da população, justamente para não termos um novo pico, além permanecer orientando, enquanto órgão público de autoridade em saúde, a todos a continuarem seguindo a etiqueta de higiene e o distanciamento social”, observa Marcelo.

A estratégia de combate à pandemia também prevê o desdobramento de ações pontuais em localidades onde o número de casos exige alguma intervenção.

Nessa linha, em 14/07 foi inaugurado o polo de São José do Imbassaí, levando em conta o mapeamento e as análises epidemiológicas da cidade.

Pelos mesmos motivos o polo de Ponta Negra, que registrava menos casos de Covid-19, foi transformado em uma tenda menor montada ao lado da Unidade de Saúde da Família.

A tenda funciona nos mesmos moldes dos polos e funciona de segunda a sexta-feira, no horário do posto, de 8h às 17h.

Já os polos do Centro, Itaipuaçu e São José funcionam de segunda a segunda, de 8h às 20h. 

Fonte:

Deixe seu comentário