Portal da Cidade Maricá

Novembro azul

Maricá destaca prevenção e cuidados com a saúde do homem

Mais de 60 mil homens são atendidos pelas equipes multidisciplinares

Publicado em 06/11/2021 às 08:05

O Novembro Azul é o mês dedicado à prevenção à saúde do Homem, principalmente o câncer de próstata.

Para estimular o próprio cuidado, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promove ao longo deste mês o reforço da conscientização sobre a saúde masculina, com foco em informações e ações sobre o tema.

Maricá possui uma Área Técnica de Atenção à Saúde do Homem que visa à redução de riscos de doenças e agravos, além de garantir o acesso aos mais diversos serviços de saúde.

O município conta com mais de 60 mil homens cadastrados nas suas Unidades de Saúde da Família (USF) de referência que são acompanhados pelas equipes multidisciplinares.

No período de campanha, as equipes vão intensificar o acolhimento e as ações destinadas a este público.

Serão realizadas nas unidades diversas atividades de educação em saúde em suas áreas de atendimento que também contarão com a ampliação da oferta de exames.

“Vamos aproveitar a oportunidade para reforçar a importância da modificação do comportamento masculino, por meio da conscientização sobre a necessidade dos cuidados com a saúde, abordando temas importantes como a alimentação saudável, saúde bucal, prática de atividades física, entre outros”, explicou a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Shirley Linhares, enquanto as mulheres culturalmente utilizam com frequência os serviços de saúde, o mesmo não acontece com os homens.

“Infelizmente, a maioria deles só procura a unidade de saúde quando já está adoecido. Por isso o mês de novembro é ferramenta essencial para incentivar essa quebra de tabu, de modo que os homens cuidem regularmente e preventivamente de sua saúde”, concluiu.


Confira a agenda de atividades no Novembro Azul


19/11


Centro de Atenção Psicossocial Álcool de Drogas (CAPS AD): Palestra com informações sobre cuidados com a saúde do homem. Às 9h.


23/11


USF Barroco: Roda de conversa abordando autocuidado, consultas, atualização do esquema vacinal do adulto, realização de testes rápidos, escuta ativa e acolhimento. De 09 às 12h.


25/11


USF CENTRAL: Atendimentos, sala de espera com temática de prevenção ao combate do câncer de próstata, alimentação saudável (prevenção e controle diabetes e hipertensão) e prevenção a acidentes de trânsito. Além de atividade educativa de saúde bucal, entregas de brinde e dia da beleza. Às 8h30.


27/11


USF Mumbuca: Testagem rápida para Sífilis, consulta médica e enfermagem, atualização de caderneta de vacina, orientações de saúde bucal, sala de espera e café da manhã. De 8 às 13h.

Outras atividades estão sendo programadas e serão divulgadas ao longo do mês.

Fonte:

Deixe seu comentário