Portal da Cidade Maricá

Coronavírus

Niterói é premiada pela ONU por atuação contra o Coronavírus

O prêmio destaca a liderança e o empenho de autoridades públicas no combate ao vírus na América Latina

Publicado em 15/10/2020 às 01:09
Atualizado em

Niterói é a única cidade do Brasil ao receber o reconhecimento da ONU (Foto: Divulgação)

A cidade de Niterói recebeu o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), Congresso Smart City e Fira de Barcelona pela atuação para deter o combate da Covid-19.

Entregue nesta quarta-feira (14), em cerimônia online para o prefeito Rodrigo Neves, o prêmio destaca a liderança e o empenho de autoridades públicas no combate ao vírus em diferentes regiões da América Latina.

Niterói é a única cidade do Brasil ao receber o reconhecimento da ONU.   A organização do prêmio destacou as ações rápidas, que souberam priorizar o atendimento à população mais vulnerável e garantir ações no âmbito social sanitário ou econômico.

“Niterói passou a ser um exemplo para outras cidades do Brasil e do mundo. É uma homenagem extraordinária, de organismos reconhecidos mundialmente, como a ONU Habitat, Congresso Smart City Expo LATAM e Fira de Barcelona”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.  “ Ser a única cidade do País e uma das quatro da América Latina a receber este reconhecimento significa que, desde o começo, usar a ciência e analisar as experiências internacionais era o único caminho para que a gente pudesse vencer essa guerra contra o coronavírus”.

Além de Niterói, as cidades de Montevidéu (Uruguai), Bogotá (Colômbia) e Cuenca (Equador) também foram homenageadas.

“O Júri de Honra decidiu conceder um reconhecimento à cidade de Niterói pela sua resposta à complexa situação derivada do Covid-19, por representar um exemplo de ação responsável, precoce, comprometida e inspiradora. Co m este reconhecimento queremos dar relevância à ação institucional acumulada nestes meses de crise, expressando-a a partir de casos concretos como o seu, pois acreditamos que podem servir de ilustração da capacidade que tantas autoridades se utilizaram para dar uma resposta neste período”, informou a carta oficial da organização do evento, assinada por Elkin Velásquez, diretor regional da América Latina e Caribe da ONU-Habitat, Pilar Conesa, curadora da Smart City World Congress, e Manuel Redondo, presidente da Fira de Barcelona Internacional.

Entre as principais medidas tomada pela cidade, está a abertura do primeiro hospital público do País exclusivo para o tratamento de pacientes com o coronavírus; o pioneirismo na sanitização de ruas e comunidades e a realização de mais de 109 mil testes gratuitos para a Covid-19.

Fonte:

Deixe seu comentário