Portal da Cidade Maricá

Saúde

Prefeitura realiza campanha contra Sífilis para toda a população em São Gonçalo

Campanha que promove a prevenção e o cuidado relacionado à infecções sexualmente transmissíveis ocorrerá entre os dias 19 e 23 de outubro

Publicado em 15/10/2020 às 23:50
Atualizado em

Em outubro estão sendo ampliada a realização de testes rápidos para sífilis, hepatite e HIV nos postos de saúde. (Foto: ASCON PMSG)

O Programa Municipal IST/AIDS, da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, promove entre os dias 19 e 23 de outubro, a partir das 9h, testagem rápida para sífilis, hepatite e HIV, além de distribuição de preservativos, em diversas unidades de saúde da cidade. A atividade, realizada como forma de estimular a prevenção e o cuidado, faz parte da comemoração do Dia Nacional de Combate à Sífilis, que virou lei e é celebrado todo terceiro sábado de outubro de cada ano.

De janeiro até o atual momento, o município de São Gonçalo realizou mais de 12 mil testes em unidades de saúde, contabilizando 1.217 testes reagentes para sífilis e 389 casos de sífilis congênita, que ocorre quando a mãe passa a doença para o recém-nascido durante a gestação.

Participam da ação a Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis Cazuza, na Parada 40; os Polos Sanitários Porto do Rosa, Rio do Ouro, Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, Hélio Cruz em Alcântara, Washington Luiz no Zé Garoto, a Clínica Dr Zerbini no Arsenal, e a Clínica Gonçalense no Mutondo.  

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS, Monique Gonzalez, o programa vem realizando capacitações constantes com os profissionais da rede, e a proposta é ampliar e descentralizar cada vez mais a testagem rápida no município, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao teste. "Neste mês estamos ampliando a realização de testes rápidos para sífilis, hepatite e HIV nos postos de saúde. Hoje, 80% das unidades básicas de saúde disponibilizam o teste para a população. Ações como essa promovem saúde e prevenção. O acesso à informação traz às pessoas o entendimento da importância do tratamento e do cuidado”, afirmou.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST). As infecções são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e a forma principal de transmissão ocorre por meio do contato sexual (oral, vaginal e/ou anal), com uma pessoa que esteja infectada, sem o uso de camisinha masculina ou feminina.

É possível que uma pessoa tenha sífilis e não saiba, assim como também é comprovado que a doença pode aparecer e desaparecer, e ainda assim continuar latente no organismo. Daí a importância de se proteger e de fazer o teste. Se a infecção for detectada, faz-se urgente o tratamento da maneira correta, pois o não tratamento da sífilis pode levar a várias outras doenças e complicações, inclusive à morte.

Fonte:

Deixe seu comentário