Portal da Cidade Maricá

São Gonçalo

Reabilitação com auxílio de nutricionista no CER III em Neves

Unidade de saúde reforça cuidados com a alimentação

Publicado em 15/07/2022 às 13:11

Serviço de nutrição no CER III. (Foto: Fabio Guimarães/ASCOM PMSG)

Muitos podem não acreditar que a comida pode influenciar diretamente na saúde e na qualidade de vida.

Mas é exatamente assim que funciona o nosso organismo.

Por isso, o profissional nutricionista é fundamental para aqueles que têm algum tipo de deficiência ou transtorno.

Com a ajuda deste profissional, os pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves, têm acompanhamento para ajudar no desenvolvimento do seu bem-estar e na participação de outras terapias. 

Cada indivíduo é único, principalmente os que têm algum tipo de comorbidade, deficiência, autismo ou síndrome de down. Eles precisam de uma dieta específica para suas necessidades nutricionais, o que depende de cada deficiência. Na unidade, a maior parte dos atendimentos é dos pacientes com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) e eles recebem atenção especial na elaboração da dieta nutricional. 

“Eles possuem algumas deficiências, como o comprometimento enzimático, desordem neurológica e déficit de habilidades com padrões repetitivos de comportamento que comprometem o estado nutricional relacionado com a capacidade de se alimentar. As desordens neurológicas podem fazer com que o paciente tenha compulsão alimentar, deficiências de vitaminas, minerais, obesidade, problemas gastrointestinais ou seletividade alimentar. E é aí que a gente entra para ajudar com uma dieta alimentar que supra as suas necessidades”, disse a nutricionista Marta Rocha Silva.

O serviço de nutrição atende também as outras demandas dos pacientes, como os diabéticos, hipertensos, obesos, aqueles que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), portadores de insuficiência renal crônica (IRC), hipertrofia muscular e aqueles que precisam de ganho de peso.

A intenção é reduzir os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas dos pacientes.

“A nutrição é um processo biológico em que os organismos, utilizando-se de alimentos certos para cada indivíduo, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais”, explicou Marta.

Para a prescrição de cada dieta, o paciente é avaliado pelas medidas antropométricas (peso, altura, IMC), sinais clínicos e exames laboratoriais. O acompanhamento é quinzenal ou mensal.

“A avaliação completa direciona o que devemos prescrever para cada paciente com o objetivo de promover a segurança nutricional, manutenção e recuperação da saúde. Todos os atendimentos, avaliações e evoluções são relatados nos prontuários dos pacientes para que outros profissionais possam ter acesso”, finalizou a nutricionista. 

Além da nutrição, o CER III disponibiliza uma equipe multiprofissional para atender as necessidades de média e alta complexidades dos pacientes.

Quem é atendido na unidade tem acesso aos seguintes profissionais: pediatra, neuropediatra, neurologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, ortopedista, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, musicoterapeuta, psicopedagogo, enfermeiro, intérprete de libras e transcritora de braille.

Regulação – Todas as consultas para as unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Semsa.

Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local.

As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. 

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro.

O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação.

Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Fonte:

Deixe seu comentário